No menu items!
20.2 C
São Paulo
quarta-feira, 10 dezembro, 2025

A importância da prática esportiva para o desenvolvimento da criança neurodivergente

As crianças neurodivergentes são aquelas que apresentam diferenças significativas em seu desenvolvimento em relação à maioria das crianças da mesma idade. E essas diferenças podem ser observadas em aspectos como linguagem, socialização, comportamento e habilidades cognitivas.

Existem diversos transtornos que caracterizam as crianças neurodivergente, como: o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Síndrome de Down, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Síndrome de Tourette, Depressão Esquizofrenia e a Dislexia.

O esporte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de crianças neuroatípicas, oferecendo benefícios físicos, emocionais e sociais. A prática de atividades esportivas pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, melhorar habilidades motoras e sociais, além de fortalecer a autoestima e a confiança.

Fisicamente, o esporte ajuda a desenvolver a coordenação motora, a força e a resistência. Crianças neurodivergentes podem enfrentar desafios específicos em relação às suas habilidades motoras. A prática regular de atividades físicas pode ajudar a superar essas dificuldades. Emocionalmente, a prática esportiva contribui para o bem-estar mental e emocional.

O esporte pode oferecer um espaço para que essas crianças explorem e expressem suas emoções de maneira saudável. A participação em atividades esportivas pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, frequentemente presentes em crianças neuroatípicas. Além disso, o sentimento de realização ao alcançar objetivos esportivos pode fortalecer a autoestima e a confiança.

Socialmente, o esporte é uma ferramenta valiosa para promover a inclusão e a interação social. Participar de atividades esportivas oferece às crianças neurodivergentes oportunidades valiosas para desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos.

De acordo com a Sociedade de Pediatria e Atividades Físicas, a participação em esportes de equipe pode melhorar significativamente as habilidades sociais e a integração comunitária de crianças com necessidades especiais (Pediatric Health Journal, 2023).

Adicionalmente, o esporte pode ensinar importantes lições de vida, como disciplina, perseverança e resiliência. Investir em programas esportivos inclusivos e adaptados é essencial para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de crescer e se desenvolver de maneira plena e saudável.

Ana Lopes é jornalista e doutora em Ciências Biomédicas (Neurofisiologia)

Bruno Ribas é gestor educacional, e criador do projeto social LPV Moria de Jiu Jitsu


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Pagamento por aproximação passa a ser aceito em todas as estações do Metrô

A tecnologia está disponível, em fase de testes, em...

Laringite: o que é, como tratar e o que o caso de Manaus nos ensina

Por Dra. Eliana Maekawa Rodrigues A laringite — ou “crupe”...

São Paulo recebe 134,5 mil doses do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos

Imunização gratuita pelo SUS busca reduzir casos de bronquiolite em bebês O Ministério da Saúde iniciou na terça-feira (2), a distribuição nacional da vacina contra...

Pagamento por aproximação passa a ser aceito em todas as estações do Metrô

A tecnologia está disponível, em fase de testes, em mais 57 estações das quatro linhas operadas pelo Metrô Os passageiros do Metrô agora podem pagar...

Laringite: o que é, como tratar e o que o caso de Manaus nos ensina

Por Dra. Eliana Maekawa Rodrigues A laringite — ou “crupe” — é uma das causas mais frequentes de tosse metálica e dificuldade respiratória em crianças...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.