No menu items!
15.4 C
São Paulo
segunda-feira, 10 novembro, 2025

34 anos do ECA: os desafios da socioeducação na reinserção social dos adolescentes paulistas

O Brasil é um país de vanguarda jurídica no reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, ou seja, indivíduos que possuem direitos e liberdades, ainda que necessitem de atenção, assistência e proteção especial da família, da sociedade e do Estado.

Esse marco ocorreu no dia 13 de julho de 1990, quando foi promulgado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei nº 8.069, que constitucionalizaram os direitos humanos de crianças e adolescentes no nosso país.

O ECA moldou, nos últimos 34 anos, o reconhecimento dos direitos humanos e fundamentais a essa população e sua dignidade enquanto ser humano. O movimento brasileiro de modificar o paradigma social e a realização da Assembleia Nacional Constituinte culminaram na escolha democrática de reconhecer também a necessidade da proteção integral desse público, por parte da família, da sociedade e do Estado. A proteção não se extingue quando um adolescente comete um ato infracional.

O impacto dessa mudança estrutural recaiu sobre a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), que passou a atuar apenas na execução de medidas socioeducativas de meio fechado no Estado de São Paulo – internação e semiliberdade –, e se modificou institucionalmente, adequando sua estrutura física, de recursos humanos e material para garantir o atendimento, com acesso à alimentação, saúde, educação escolar e profissional básica, arte, cultura, esporte e lazer.

Desde 2006, no marco da mudança institucional, alcançamos o pico de atendimentos em 2013, com 33.798 adolescentes atendidos. Porém, a partir de 2014, a Fundação CASA registra queda contínua no número de atendimentos, chegando a 15.150 jovens no ano de 2023 e a 9.648 entre janeiro e o dia 11 de julho de 2024. A redução demandou um novo esforço institucional em readequar todos os recursos públicos utilizados.

O trabalho desenvolvido com afinco pelos servidores da Fundação CASA é só uma parte no complexo sistema socioeducativo brasileiro. O principal desafio está no retorno ao convívio social, quando o apoio da família é importante ao jovem, assim como a abertura e o suporte da sociedade são fundamentais, oferecendo oportunidades de formação educacional e profissional ou mesmo de inserção no mercado de trabalho como aprendizes, estagiários ou empregados.

Claudia Carletto, Presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA)


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura abre inscrições para mais de 200 oficinas gratuitas nas Casas de Cultura

Atividades gratuitas estão disponíveis em todas as regiões da...

Credibilidade climática do Brasil desmorona ao autorizar exploração de Petróleo na Amazônia

Em uma decisão que chocou organizações ambientais em todo...

Prefeitura leva mobilidade sustentável e educação no trânsito ao Summit SP+Verde

CET apresentou iniciativas de redução de acidentes, reciclagem e...

Prefeitura abre inscrições para mais de 200 oficinas gratuitas nas Casas de Cultura

Atividades gratuitas estão disponíveis em todas as regiões da cidade, com opções para todas as idades A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas...

Credibilidade climática do Brasil desmorona ao autorizar exploração de Petróleo na Amazônia

Em uma decisão que chocou organizações ambientais em todo o mundo, o órgão ambiental federal brasileiro, IBAMA, autorizou a Petrobras a iniciar a perfuração...

Prefeitura leva mobilidade sustentável e educação no trânsito ao Summit SP+Verde

CET apresentou iniciativas de redução de acidentes, reciclagem e mobilidade elétrica em plataforma do evento pré-COP30 A Prefeitura de São Paulo apresentou no Summit Agenda...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.