Para modificar os carros é preciso passar por vistoria no órgão e conseguir autorização
Turbinar o carro, deixá-lo mais moderno ou econômico é o desejo de muitos brasileiros, principalmente dos apaixonados por motores ou fãs de veículos personalizados. Mas, para fazer qualquer modificação, é preciso ter a autorização do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), do estado em que o carro está registrado.
As modificações precisam seguir o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o que determina a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 916/2022, que estabelece as alterações permitidas em veículos. Ao todo são 95 alterações possíveis, entre elas mudar a cor do veículo, instalar sistema de Gás Natural Veicular (GNV), modificar o escapamento ou as lâmpadas dos faróis.
Todas as medidas que são estabelecidas pelo Contran visam garantir a segurança de todos que fazem parte do trânsito, sejam eles condutores, pedestres ou ciclistas. “Os proprietários devem ter muito cuidado e seguir todas as orientações para que a segurança do veículo esteja preservada, porque realizar uma modificação proibida ou irregular pode comprometer a estrutura do veículo, trazendo riscos para todos”, afirma Willams da Rocha, assistente de Trânsito do Detran Alagoas.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]