Espaço está fechado ao público desde 5 de janeiro para garantir melhores condições de segurança e celeridade para a finalização das obras
Com previsão de ser inaugurado no segundo semestre de 2024, o Parque Morumbi Sul, localizado no Campo Limpo, teve as obras de implantação iniciadas no dia 4 de janeiro. A área verde de aproximadamente 84.000 m² é oriunda do loteamento da região para a instalação de condomínios fechados, alguns dos quais fazem divisa com o parque.
As intervenções incluem a implantação de infraestrutura de lazer, esporte e convívio, além de uma área multiuso para abrigar atividades educativas à população. Mesmo ainda em implantação o espaço já vem sendo utilizado pelos munícipes da região, mas durante as obras ficará fechado para garantir a segurança dos frequentadores.
Os projetos básico e executivo tiveram como ponto de partida manter a organização do parque da forma que está atualmente, uma vez que se encontra em uso e vem funcionando adequadamente. O objetivo é explorar melhor suas potencialidades, priorizando a preservação e conservação do patrimônio ambiental, a acessibilidade universal e a inclusão de todos os públicos.
O projeto arquitetônico foi elaborado combinando demandas observadas pela Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), pela gestão do parque e pela população, e concebeu uma linguagem que se insere de forma harmônica na paisagem, ao mesmo tempo em que apresenta edifícios marcantes que trarão reconhecimento visual ao parque.
Para garantir o conforto dos frequentadores e funcionários o parque contará com a seguinte infraestrutura:
Administração (sala administrativa, sala de reunião, sala da vigilância, sanitários feminino, masculino e PCDs, vestiários feminino, masculino e PCDs, depósitos, copa e refeitório)
- Edifício Multiuso (sala multiuso/reunião, copa, sanitários e depósitos)
- Edifício do Manejo
- Quiosques
- Cachorródromos para cães de pequeno e de grande porte
- Sanitários públicos
- Guaritas
- Áreas de estar
- Passarela elevada
- Estacionamento
- Parquinhos
- Academia da Terceira Idade (ATI)
- Calistenia
- Quadras (poliesportiva e de areia)
- Trilhas e escadas
- Elétrica, iluminação, abastecimento e saneamento
- Cercamento
A área do parque abriga 39 espécies da fauna silvestre, em sua maioria aves, e 108 espécies de flora, com destaque para a presença do Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), espécie nativa do município e ameaçada de extinção.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]