Quarta unidade do programa de acolhimento a famílias é inaugurada com 68 apartamentos
O Programa Vila Reencontro chega à zona sul da cidade. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugura, nesta terça-feira (12), a Vila Reencontro Santo Amaro, com capacidade para abrigar até 272 pessoas.
Inspirada no modelo internacional “Housing First” (Moradia Primeiro), a Vila Reencontro acolhe famílias em situação de vulnerabilidade garantindo um espaço mobiliado, refeições e infraestrutura comunitária. A Vila Reencontro Santo Amaro foi construída na Praça Dom Francisco de Sousa, 126, em um terreno de 3.269 m² com 68 módulos, cozinha e lavanderia comunitárias, horta, brinquedoteca, playground, sala de administração e de atendimento social e guarita.
A Prefeitura investiu, ao todo, R$ 4,7 milhões na instalação dos módulos. Além de toda a infraestrutura, o serviço conta com uma equipe com 41 profissionais que garantirá acompanhamento profissional diário. As famílias recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, atendimento psicológico e social e cursos de qualificação para auxiliar no processo de recuperação da autonomia.
A Vila Reencontro Santo Amaro está sob administração da Organização da Sociedade Civil (OSC) – Associação Beneficente Caminho de Luz (Abecal), entidade com 21 anos de história e com larga expertise no trabalho de acolhimento a pessoas em situação de rua. O repasse mensal será de R$ 426.332,55. A Abecal disponibilizará uma equipe multidisciplinar, sendo um coordenador, quatro assistentes sociais, quatro psicólogos, dois auxiliares administrativos, um pedagogo, um coordenador de cogestão e inserção laboral, um supervisor de saúde, educação e acompanhamento Social, dezesseis assistentes de campo, três cozinheiros, quatro auxiliares de cozinha, dois trabalhadores para a manutenção predial e dois auxiliares de serviços gerais.
Este é o quarto equipamento do gênero instalado na cidade em apenas um ano. A primeira unidade da Vila Reencontro foi entregue na véspera do Natal de 2022 em um terreno de mais de 30 mil m², no bairro do Canindé, região central da cidade. Hoje, 37 famílias (127 pessoas) estão abrigadas na Vila Reencontro Cruzeiro do Sul.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]