Com a temporada de vestibulares se aproximando, os estudantes enfrentam uma série de entraves que vão muito além da complexidade das provas em si. A pressão para obter bons resultados, a incerteza em relação ao futuro acadêmico e profissional, bem como o desafio em equilibrar estudos intensivos com a vida pessoal podem gerar estresses significativos aos vestibulandos. É nesse contexto que os colégios desempenham um papel essencial de reconhecer e abordar tais dificuldades.
Desta forma, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode ser o diferencial nesta jornada de preparação, estimulando o autoconhecimento, a autodisciplina, a autonomia, o protagonismo, a metacognição, a gestão do tempo e das emoções pessoais dos estudantes.
A partir disso, as instituições de ensino podem oferecer apoio emocional, estratégias de preparação eficazes e orientação profissional que capacite o estudante para a vida. Essa atenção às necessidades individuais no período de vestibular não apenas prepara para os jovens para as avaliações, como os ajuda a prosperar em suas futuras jornadas.
Para elevar o desempenho dos estudantes nos vestibulares, tanto educadores quanto jovens podem adotar uma série de estratégias comprovadas. Neste sentido, um cronograma de estudos bem estruturado pode ser a chave para o sucesso neste período. Isso envolve a distribuição equilibrada do tempo entre as disciplinas e o estabelecimento de metas específicas e mensuráveis para manter a motivação. Diversificar as fontes de estudo com a exploração de livros e materiais online também pode ser uma maneira interessante de estimular o aprendizado contínuo, trazendo dinamicidade ao conhecimento.
Praticar com provas anteriores e simular as condições reais do exame ajudam na familiarização com o formato das avaliações. No entanto, é preciso estar ciente de que o autocuidado, a regulação do sono e a prática de exercícios físicos contribuem para a melhoria do funcionamento cognitivo, diminuindo a ansiedade e aumentando o desempenho acadêmico. Além disso, buscar apoio de professores, colegas ou orientadores quando necessário é muito importante para direcionar o aprendizado e canalizar a apreensão em relação aos vestibulares.
Camila de Almeida Pimentel Rossi é Coordenadora Pedagógica da Rede de Colégios Santa Marcelina
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]