No menu items!
11.5 C
São Paulo
quarta-feira, 2 julho, 2025

SP reduz latrocínios, roubos a pessoas, veículos e cargas em julho

O estado de São Paulo encerrou julho com queda em praticamente todos os tipos de roubos contabilizados nas estatísticas – de carga, de veículos, em geral e de latrocínios (roubos seguidos de morte).

A única exceção foram os roubos a bancos, que se mantiveram estáveis. Todos os indicadores caíram nos sete primeiros meses do ano, inclusive os de roubo a bancos. No estado, a taxa móvel de homicídios dos últimos 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022) foi de 6,17 por 100 mil habitantes, a menor da série histórica iniciada em 2001. Os dados foram divulgados na quinta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Segundo a pasta, a análise dos dados criminais usa como referência o mês de julho e os sete primeiros meses de 2019, ano pré-pandemia, em que não houve restrição da circulação das pessoas. Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, que impactou na dinâmica criminal.

Os roubos em geral diminuíram 8,6%, de 21.957 para 20.063 ocorrências. No acumulado do ano, tiveram queda de 6,3%, de 148.485 para 139.079 casos.

Os roubos a bancos permaneceram estáveis, com dois casos em julho de ambos os anos. Em contrapartida, de janeiro a julho, houve queda de três casos neste indicador, que passou de 13 para 10 ocorrências, o menor total já registrado na série histórica. Em 21 anos, os roubos a bancos de janeiro a julho caíram 93% no Estado, de 138 registros, em 2001, para 10 este ano.

Os estupros oscilaram de 850 para 1.071 casos, alta de 26% em julho. Os homicídios dolosos registraram aumento de 38,7%, com 258 registros em julho. A SSP informou que, apesar da alta, a taxa de homicídios dolosos dos últimos 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022), de 6,17 para cada 100 mil habitantes, foi a menor da série histórica, quando comparada com o mesmo período dos anos móveis anteriores.

Fonte: EBC


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir...

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer políticas de inclusão educacional e de jovens e adultos Dados apresentados no Censo Escolar 2024, divulgado...

Profissionais das gerações Z e Millennials tiveram o maior crescimento no uso de medicamentos para saúde mental

Levantamento da Vidalink aponta aumento de 7,9% no número de profissionais da Gen Z que usam o plano de medicamentos para ansiedade e depressão;...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir ou vetar o serviço, que já é proibido na capital por decreto municipal O governador Tarcísio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.