O ‘endowment’ consiste no investimento em mercado financeiro com dinheiro de doações e usar o rendimento para ajudar pessoas de baixa renda a ingressarem na maior faculdade de Direito do país
Em diversas faculdades de países de Primeiro Mundo, como Harvard (EUA) e Oxford (Reino Unido), incentivam a criação de uma campanha de arrecadação de fundos vindo de ex-alunos que conseguiram ter sucesso financeiro através de sua graduação, e incentiva alunos de baixa renda a frequentarem estas faculdades.
Pois bem, agora a Faculdade de Direito do Largo São Francisco também contará com um fundo com esta finalidade. Em fevereiro, alguns ex-alunos, instigados pela inclusão da educação em pessoas de baixa renda, decidiram criar o fundo para financiar alunos, reformas e conservação do patrimônio histórico da tão tradicional Faculdade de Direito da USP.
O projeto é chamado de ‘endowment’, que é um método de captar dinheiro de doações e investir no mercado financeiro, onde a partir do momento em que o dinheiro começa a render, o dinheiro é reencaminhado para o fundo e utilizado para custear projetos aprovados por um conselho.
A campanha reuniu a doação de 100 ex-alunos contando com a missão de arrecadar R$ 18 milhões para o fundo Sempre SanFran. Cada doação equivale ao custo médio de uma graduação completa (5 anos), de uma média de R$ 185 mil.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]