A Subprefeitura Cidade Ademar ampliou as ações de fiscalização e monitoramento contra o descarte irregular de lixo e entulho nos distritos de Cidade Ademar e Pedreira. Nos últimos três meses, mais de seis flagrantes foram registrados pelas equipes de monitoramento e fiscalização, com aplicação de multas de R$ 28 mil para cada infrator.
O descarte inadequado de resíduos continua sendo um dos principais desafios urbanos enfrentados pela capital. Além da degradação dos espaços públicos, a prática contribui para o entupimento de galerias pluviais, aumento de pontos de alagamento, proliferação de pragas e impactos na saúde pública.
Dados da Prefeitura de São Paulo apontam que o município destina mais de R$ 100 milhões por ano para limpeza e remoção de materiais descartados irregularmente em vias e áreas públicas.
Recentemente o monitoramento também passou a contar com o apoio do sistema Smart Sampa, que utiliza câmeras para identificar veículos e pessoas envolvidos em infrações ambientais.
Paralelamente às ações de fiscalização, a Subprefeitura Cidade Ademar vem ampliando alternativas para o descarte correto de materiais. Além dos ecopontos fixos e do serviço periódico de cata-bagulho, a Subprefeitura passou a disponibilizar os ecopontos móveis, iniciativa realizada em parceria com equipes da Saúde e com o Consórcio Paulista de Limpeza Urbana, empresa responsável pela limpeza da região.
O serviço funciona semanalmente em diferentes bairros do território, disponibilizando caçambas para recebimento de entulho, móveis inutilizados e outros materiais inservíveis. A proposta é ampliar o acesso da população ao descarte adequado e incentivar ações de conscientização ambiental.
De acordo com a Subprefeitura, a iniciativa também integra ações de zeladoria urbana e limpeza de espaços públicos, reunindo equipes da administração municipal, profissionais da saúde e agentes comunitários em mutirões de limpeza e manutenção.
Cronograma dos ecopontos móveis:
Local: Rua Maria Lucia de Toledo Leite Moraes, Jardim Niteroi
Datas: 04, 05 e 06 de junho
Horário: das 6h às 18h
Local: Rua Eduardo Fellone x Rua Florestan – Jardim Itapura
Datas: 11, 12 e 13 de junho
Horário: das 6h às 18h
Local: Rua Luísa, 48 – Cidade Júlia
Datas: 18, 19 e 20 de junho
Horário: das 6h às 18h
Local: Rua Miguel Mauricio Ramalho, 09 – Jardim Domitila
Datas: 25, 26 e 27 de junho
Horário: das 6h às 18h
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

