No menu items!
28.3 C
São Paulo
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão preparadas para atendimentos de urgência e emergência

A Prefeitura de São Paulo preparou uma ampla estrutura de apoio à saúde para atender os foliões ao longo dos oito dias do Carnaval de Rua 2026. Ao todo, 80 postos médicos reproduzem o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e estão preparados para atender até casos graves, com desfibriladores, medicações para intervenção imediata, soroterapia, instrumentais cirúrgicos e equipamentos para intubação e ventilação.

A operação conta com 95 ambulâncias distribuídas estrategicamente pelos pontos de desfile, uma Sala de Situação para monitoramento em tempo real e o apoio de 1.920 bombeiros civis em situações de emergência e remoção de pacientes. O objetivo é agilizar o atendimento e evitar a sobrecarga da rede municipal de saúde. Os dados foram apresentados pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (30), no Edifício Matarazzo.

“A tenda de saúde que vamos oferecer à população este ano é diferente das edições anteriores. Estamos implantando uma mini-UPA nos megablocos, com infraestrutura completa para atendimento de urgência e emergência, permitindo manter o paciente em observação sem sobrecarregar a rede de saúde”, afirmou Zamarco.

Estrutura dos postos médicos
Os postos médicos contam com triagem, leitos de observação e sala de emergência, espelhando o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As estruturas incluem tendas climatizadas, maior resistência para enfrentar altas temperaturas e chuvas intensas, além de geradores de energia.

As unidades estarão equipadas com desfibriladores, medicações para intervenção imediata, soroterapia para hidratação, instrumentais cirúrgicos para emergências e equipamentos para manejo avançado de vias aéreas, como intubação e ventilação.

A quantidade de equipes e equipamentos será dimensionada diariamente de acordo com o porte e o número de blocos previstos no cronograma oficial. A composição dos pontos de apoio médico — incluindo equipe, ambulância, tenda e bombeiros civis — será proporcional à extensão do trajeto e ao público estimado.

Durante todo o período carnavalesco, a rede municipal de saúde seguirá funcionando normalmente, incluindo as 34 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), o Samu e os hospitais municipais.

Ambulâncias
Serão disponibilizadas 95 ambulâncias, sendo 20 unidades de UTI Móvel e 75 ambulâncias básicas.

Sala de Situação e monitoramento
A Sala de Situação contará com responsável técnico médico do evento, prestadores de serviços contratados e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. O espaço permitirá o acompanhamento, em tempo real, do deslocamento das ambulâncias e dos atendimentos realizados nos postos médicos, além do direcionamento dos casos para a rede hospitalar. A estrutura dispõe de tecnologia de áudio e vídeo para suporte às decisões médicas.

Bombeiros civis
Os bombeiros civis atuarão em duplas a cada 100 metros do percurso previsto para os blocos de rua. Os profissionais estarão capacitados para atendimento imediato, orientação dos foliões e encaminhamento aos postos médicos ou ambulâncias, quando necessário.

Prevenção ao HIV e outras ISTs
A Coordenadoria de IST/Aids promoverá ações ampliadas de prevenção combinada em regiões estratégicas da cidade. Entre as iniciativas, destaca-se a campanha “Camisinha na Folia”, que chega à sua 24ª edição, com tendas e equipes nos blocos de rua para distribuição gratuita de preservativos internos e externos, gel lubrificante, realização de testes rápidos para HIV e oferta de PrEP e PEP, incluindo as ações do projeto “PrEP na Rua”.

As ações contam com a atuação integrada da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME), mobilizando mais de 160 profissionais, com intensificação das atividades em todas as regiões da cidade e previsão de distribuição de mais de 2,5 milhões de insumos. Também permanecem em funcionamento a Estação Prevenção – Jorge Beloqui, o canal SPrEP no aplicativo e-saúdeSP, as máquinas automáticas de dispensação de PrEP e PEP em estações do Metrô e as ações itinerantes do CTA da Cidade, ampliando o acesso contínuo à informação, à testagem e às profilaxias durante todo o período festivo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele...

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento...

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele se chama Mounjaro. Onipresente nas redes sociais e nas conversas cotidianas, tornou-se também o mais...

Capital registra 2,9 milhões de empregos com carteira assinada em 2025 e bate recorde histórico de contratações

Esse é o maior volume da série do Novo Caged e foram criadas mais de 101 mil vagas formais A cidade de São Paulo registrou...

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento escolar com escolhas fáceis e acessíveis Biscoitos recheados, bolinhos prontos e sucos de caixinha ainda dominam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.