No menu items!
28.3 C
São Paulo
sexta-feira, 6 fevereiro, 2026

Impedimento de embarque por excesso de bagagem? Veja como proceder

Especialista dá orientações para uma viagem tranquila e sem dores de cabeça

Estamos no auge do verão, férias escolares e com o Carnaval batendo na porta. Para muitas pessoas essa época é também sinônimo de descanso. As viagens em família ou entre amigos são normalmente realizadas durante o período de recesso e férias. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apenas entre janeiro e julho de 2025 o número de brasileiros nos aeroportos cresceu 9,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, 73,4 milhões de pessoas circularam entre voos domésticos e internacionais, com tendência crescente.

Viajar é, normalmente, um momento dedicado ao lazer; contudo, situações adversas podem impactar a chegada ao destino, como o impedimento de embarque no voo por excesso de bagagem. A advogada Luiza Costa Russo, especialista em Direito do Passageiro Aéreo, explica o que acontece nesses casos.

“A proibição da entrada de um passageiro na aeronave devido ao excesso de bagagem é legal, desde que a companhia aérea garanta ao viajante a oportunidade de regularizar a situação. Em regra, tanto os voos nacionais e os internacionais não permitem que o peso da bagagem despachada ultrapasse 23 kg por pessoa. Caso o passageiro extrapole esse limite, ele poderá  realizar um pagamento por kilo a mais na bagagem ou redistribuir o peso, equilibrando alguns pertences em outras malas ou despachar parte dos itens separadamente, diretamente por meio de uma transportadora. Mas é importante verificar quais as regras de cada empresa”, explica a advogada.

A especialista ainda reforça algumas dicas para viajar com tranquilidade.  “Fato é que existem comportamentos que, apesar de parecerem simples, são responsáveis por tornar a viagem bem mais agradável, como chegar ao aeroporto com, no mínimo, duas horas de antecedência do voo, realizar o check-in on-line, conhecer as diretrizes da companhia aérea, organizar documentos como passaporte e RG e deixá-los em local de fácil acesso, além de levar menos itens na mala, garantindo mais espaço livre no retorno do passeio, quando normalmente compramos lembrancinhas e presentes para trazer”,  conclui.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Festival de Verão Praia São Paulo leva clima de litoral à Zona Sul da capital

Projeto gratuito transforma centros esportivos da região em espaços...

Serviço da Prefeitura já possibilitou a localização de mais de 3.700 pessoas desaparecidas

Cruzamento de dados, tecnologia e atendimento humanizado sustentam política...

Festival de Verão Praia São Paulo leva clima de litoral à Zona Sul da capital

Projeto gratuito transforma centros esportivos da região em espaços de lazer com atividades aquáticas e esportes de areia A Zona Sul da capital recebe a...

Serviço da Prefeitura já possibilitou a localização de mais de 3.700 pessoas desaparecidas

Cruzamento de dados, tecnologia e atendimento humanizado sustentam política pública voltada à localização familiar Reunindo tecnologia, articulação institucional e atendimento humanizado, o serviço de localização...

Inscrições abertas para curso gratuito de design sustentável com foco em reciclagem de plástico em São Paulo

Alunos aprenderão técnicas de design aplicadas ao plástico com abordagem inovadora que une sustentabilidade, design e criação de produtos Estão abertas as inscrições para o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.