No menu items!
21 C
São Paulo
quinta-feira, 15 janeiro, 2026

Na volta às aulas, Ipem-SP orienta sobre o uso do transporte escolar

O cronotacógrafo é obrigatório em caminhões, vans e ônibus, inclusive no transporte escolar, para monitorar todo o trajeto do veículo

Com o retorno às aulas, pais e responsáveis devem ficar atentos no momento da contratação do serviço de transporte escolar. Muitos consumidores desconhecem, mas o cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para esse tipo de condução. O instrumento precisa ser certificado para assegurar a confiabilidade dos dados registrados. Todas as informações contidas no tacógrafo são aceitas e utilizadas legalmente em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

O cronotacógrafo indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida. Além do uso obrigatório, o instrumento deve passar por verificação metrológica. Os ensaios metrológicos são enviados ao Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, para que sejam realizadas análises do relatório e do disco ou da fita de ensaio e, em caso de aprovação, seja emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

É fundamental que pais e responsáveis de crianças e adolescentes usuários do serviço de transporte escolar observem a condição do veículo. Deve-se consultar, se a van ou ônibus escolar possui o certificado de verificação do tacógrafo vigente. Segundo a Lei nº 9.503, de 1997, artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, o Cronotacógrafo é de uso obrigatório, inclusive na condução escolar. É possível verificar a situação do instrumento por meio do site https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/.

Para obter o certificado de verificação do tacógrafo, o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar e ensaiar o equipamento em posto de ensaio credenciado pelo Inmetro para verificar se o instrumento está adequado à legislação. Quem não cumprir a legislação sofrerá penalidades pelos órgãos de trânsito, assim como das fiscalizações do Ipem-SP.

O cronotacógrafo é fundamental para a segurança em ruas e estradas, sendo considerado a “caixa-preta” de vans escolares, ônibus e caminhões.

O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Em 2025, o Ipem-SP verificou 230.611 cronotacógrafos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Canetas emagrecedoras ameaçam a saúde e a integridade do esporte

Por João Antonio de Albuquerque e Souza O avanço das...

Aquecimento global já ameaça aves mesmo em áreas preservadas

Crise climática pressiona fauna em áreas protegidas; sem adaptação,...

Extremos climáticos marcaram o ano de 2025, com frio acentuado, ventos, ciclones, tornados e recordes de temperatura

Intensidade dos eventos climáticos é apontada em retrospectiva da Climatempo O ano de 2025 entrou para a história no Brasil como um período marcado por...

Canetas emagrecedoras ameaçam a saúde e a integridade do esporte

Por João Antonio de Albuquerque e Souza O avanço das chamadas “canetas emagrecedoras” no mercado de saúde extrapolou o ambiente clínico e já começa a...

Aquecimento global já ameaça aves mesmo em áreas preservadas

Crise climática pressiona fauna em áreas protegidas; sem adaptação, Brasil pode perder ícones da biodiversidade antes de 2100 O aumento das temperaturas no Brasil já...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.