Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo. No Brasil, a participação desses produtos na dieta mais que dobrou nas últimas quatro décadas, saltando de 10% para 23%.

Para especialistas em saúde pública, esses números evidenciam uma mudança mundial no padrão alimentar, com forte substituição de alimentos frescos por produtos industrializados de baixo valor nutricional. O nutricionista e professor do curso de Nutrição da Estácio, Abelardo Lima, reforça que o cenário brasileiro exige atenção urgente.

“O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que ascendeu de 10% para 23% da dieta brasileira nas últimas quatro décadas, representa um desafio significativo para a saúde pública no Brasil. Essa tendência se manifesta em um aumento crescente de casos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão crônica, além de distúrbios do trato digestivo. Tal cenário está intimamente ligado ao consumo elevado de aditivos alimentares, corantes, conservantes, alto teor de sal, açúcares simples adicionados e gorduras saturadas presentes nesses produtos.”, afirma.

Segundo Abelardo, esse padrão alimentar impacta diretamente a saúde da população, devido à combinação de baixa qualidade nutricional e alta densidade calórica. Para enfrentar a situação, ele defende a adoção das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, com foco em alimentos in natura e minimamente processados.

“Essa abordagem, resumida na expressão ‘desembalar menos e descascar mais’, promove o consumo de alimentos com maior valor nutricional, ricos em nutrientes essenciais e com menor densidade calórica, favorecendo uma melhor distribuição de carboidratos, proteínas e gorduras e, consequentemente, um impacto positivo na saúde”, explica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Turismo em São Paulo: descubra os encantos da Represa Guarapiranga e seus espaços de lazer

Represa reúne parques, áreas de convivência, ciclovias e paisagens...

Pesquisa inédita revela 5 fatos sobre como a crise climática afeta a juventude urbana

Levantamento JUCAMP mapeia o impacto das mudanças no clima...

Agosto Dourado fortalece ações de aleitamento materno na Rede Municipal

Ações incluem a entrega de 1.566 Selos CEI Amigo...

Turismo em São Paulo: descubra os encantos da Represa Guarapiranga e seus espaços de lazer

Represa reúne parques, áreas de convivência, ciclovias e paisagens que convidam moradores e visitantes a conhecer um dos cenários mais surpreendentes da capital Quem pensa...

Pesquisa inédita revela 5 fatos sobre como a crise climática afeta a juventude urbana

Levantamento JUCAMP mapeia o impacto das mudanças no clima sobre os planos de futuro, a saúde mental e o cotidiano de jovens periféricos As transformações...

Agosto Dourado fortalece ações de aleitamento materno na Rede Municipal

Ações incluem a entrega de 1.566 Selos CEI Amigo do Peito e incentivo às boas práticas de aleitamento Durante o mês de agosto, a Rede...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui