No menu items!
15.1 C
São Paulo
sexta-feira, 21 novembro, 2025

Especialista da USP explica como o vínculo entre tutores e cães pode moldar comportamentos

Semelhanças de personalidade entre humanos e pets ajudam a fortalecer vínculos, mas também podem gerar conflitos na rotina

Mais do que companheiros, os cães podem ser verdadeiros reflexos de seus tutores. Um estudo publicado na revista acadêmica Personality and Individual Differences aponta que pessoas e seus pets compartilham traços de personalidade e até hábitos de saúde semelhantes. Essas semelhanças podem surgir já na hora da escolha do animal ou se fortalecer à medida que a convivência se estreita.

A especialista em psicologia experimental e etologia Mariana Hess, mestre pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP, explica que o comportamento do tutor pode influenciar diretamente o do cão. “Tutores que têm traços mais elevados de neuroticismo (nível crônico de desajustamento e instabilidade emocional) podem ter cães mais inseguros, que apresentam ansiedade. Já pessoas extrovertidas geralmente têm cães mais sociáveis. Tutores com maior conscienciosidade tendem a ter cães mais obedientes, o que reduz as dificuldades no adestramento justamente pela estabilidade e consistência que mantêm no treino.”

Apesar de parecer sempre positivo, Mariana explica que as semelhanças entre tutor e cão nem sempre trazem benefícios à relação. “Quanto maior o nível de apego, maior também o nível de ansiedade, estresse e depressão. Isso não significa necessariamente que um cão vai trazer mais ansiedade, depressão e estresse. Significa que o nível de apego seja tão exacerbado, que pode ser usado como uma forma de combate nessas questões. É uma forma de tentar lidar com o enfrentamento para um nível maior desses sentimentos.”

Por outro lado, Mariana destaca que certas semelhanças podem favorecer a relação. “Quando há traços em comum, como extroversão ou amabilidade, o vínculo tende a ser mais positivo. Tutores sociáveis e cooperativos costumam proporcionar interações mais saudáveis e prazerosas para o cão.” Ela destaca que “nem sempre a semelhança de personalidade é o fator determinante para a qualidade do vínculo, e sim quais tipos de semelhança estão presentes.”

A especialista conclui que o cão é um apego seguro. “Ele sempre vai estar com você e isso traz uma segurança de apego, o que acaba facilitando até mesmo para você ter outras relações seguras”, explica. “O fato de você desenvolver essa relação com o seu pet ajuda também a desenvolver uma melhor relação com outras pessoas.”


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento,...

Entre acordos climáticos e estratégias corporativas: o mundo em debate na COP30

Por Elizabeth Ribeiro Martins Em 2025, o Brasil sedia a...

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C Um dos temas centrais...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento, reforçando a vigilância ativa e o protagonismo desses profissionais O Brasil acaba de lançar uma cartilha...

Entre acordos climáticos e estratégias corporativas: o mundo em debate na COP30

Por Elizabeth Ribeiro Martins Em 2025, o Brasil sedia a 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontece em Belém, no Pará. A cidade escolhida oferecerá...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.