No menu items!
22.9 C
São Paulo
segunda-feira, 17 novembro, 2025

COP 30: 4 pontos para entender como o evento do clima pode atingir sua vida

Do aumento da conta de luz ao preço das frutas, o clima afeta o dia a dia da população

O calor castiga, o ventilador já não dá conta e a conta de luz chega mais alta a cada mês. Na feira, o preço das frutas sobe depois da última enchente. Enquanto isso, em Belém (PA), líderes do mundo inteiro se reúnem até 21 de novembro para discutir justamente o que está por trás dessas mudanças no dia a dia de milhões de pessoas – incluindo os brasileiros: o clima. A COP 30 é sobre o planeta, mas, por consequência, sobre a vida de quem sente o impacto do tempo na pele, no bolso e no prato.

A 30ª Conferência das Partes, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, já está dando o que falar. E em meio a tanta informação, muita gente deve estar se perguntando: e eu com isso? A professora dos cursos Gestão e Negócios, especialista em Relações Internacionais, do Centro Universitário IBMR, Luciana Mello, cita quatro razões para você olhar o evento, ainda que apenas pelos noticiários, com mais atenção:

1 – Preciso de um ar-condicionado – “O aumento da temperatura no planeta, enchentes, os eventos extremos, tudo isso impacta diretamente a vida das pessoas. O calor excessivo faz a gente sentir-se mal. E pode, por exemplo, nos levar a ter que investir, em aparelhos para refrigerar, para refrescar”, descreve sobre as consequências de um dos assuntos da COP 30.

2 – Trabalho, emprego, economia local – Outro ponto em discussão é a criação de empregos ligados à chamada indústria “mais verde” e à cadeia produtiva que ela envolve. “Podemos ter oportunidades em áreas como reciclagem, agricultura sustentável, entre outras”, cita.

3 – A passagem de ônibus e a conta de luz podem ficar mais baratas? – “A transição energética é um assunto muito discutido e, também, muito controverso, porque nós somos um país ainda em desenvolvimento. Ainda assim, o investimento em fontes de energia mais limpas nesse processo de transição pode, a médio e longo prazo, contribuir para baratear o preço do combustível, da conta de energia elétrica, da passagem de ônibus e de outros”, reflete a professora. Ela frisa, porém, que esses efeitos não são imediatos, o que reforça a importância de que essas decisões sejam tomadas o quanto antes.

4 – Comida pode ficar mais barata ou cara? – As mudanças climáticas e esses eventos extremos, além de tudo, também afetam a produção de alimentos. “Então você é surpreendido por enchentes, por queimadas, que destroem as safras e fazem os alimentos aumentarem de preço. Isso não é bom para ninguém e afeta qualquer pessoa, qualquer um de nós”, alerta a professora.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Foragido da Justiça de Pernambuco é preso no M’Boi Mirim após alerta do Smart Sampa

Homem, condenado a mais de oito anos por roubo qualificado, foi identificado por câmeras de reconhecimento facial na porta de unidade de saúde O sistema...

Prefeitura inicia distribuição de mais de 369 mil cestas básicas para famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias de fim de...

Entregas são feitas diretamente nas escolas. Unidades são compostas por alimentos não perecíveis Durante o período de férias, muitas famílias enfrentam dificuldades adicionais para garantir...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.