No menu items!
17.6 C
São Paulo
quarta-feira, 15 outubro, 2025

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação e buscar atendimento médico adequado

A Prefeitura de São Paulo, diante da investigação sobre casos de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no Estado de São Paulo, reforça a importância de redobrar os cuidados para evitar o consumo de produtos falsificados. Também é fundamental estar atento aos possíveis sintomas em caso de ingestão de substâncias tóxicas, bem como às orientações sobre como agir diante de uma suspeita de intoxicação.

O que é o metanol?

O metanol é um tipo de álcool líquido, inflamável e altamente tóxico, utilizado em combustíveis, solventes e produtos industriais. O metanol é utilizado na produção de combustíveis, solventes, plásticos, tintas, anticongelantes e formaldeído.

O metanol é usado na fabricação de bebidas alcoólicas?

Não. O uso de metanol em bebidas é proibido. Quando encontrado nesses produtos, trata-se de adulteração ilegal.

É possível adulterar vinho e cerveja com metanol?

Tecnicamente, sim, mas os casos investigados até o momento estão relacionados ao consumo de bebidas destiladas, como gim, vodca e uísque. Por suas características, esses produtos são mais frequentemente alvo de fraudes que visam aumentar o teor alcoólico ou o volume a baixo custo.

Quais os efeitos do metanol no corpo humano?

No organismo, o fígado converte o metanol em substâncias altamente tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira e até a morte. Nas primeiras seis horas após a ingestão, os sintomas podem se assemelhar aos da embriaguez, como náusea, vômito e dor abdominal. Se houver piora do quadro, com sintomas como visão turva, sensibilidade à luz (fotofobia) e confusão mental, é essencial buscar atendimento médico imediato. O metanol pode causar insuficiência respiratória, coma e óbito em menos de 24 horas.

Como se proteger ao comprar bebidas alcoólicas?

Compre apenas em locais de confiança;

Exija a nota fiscal;

Verifique se o lacre e o selo fiscal estão intactos;

Desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado.

O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em caso de suspeita de intoxicação por metanol, é procurar imediatamente serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Prontos-Socorros.

Também é possível obter apoio para diagnóstico e orientação por meio do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da SMS, pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde...

São Paulo faz campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Todos os imunizantes do SUS estão disponíveis na ação A...

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam em 21/10 Estarão abertas, a partir do próximo dia 21 de outubro, as inscrições para a...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde chega aos 35 anos como o maior do mundo no setor público. Foi criado com...

São Paulo faz campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Todos os imunizantes do SUS estão disponíveis na ação A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) começou nesta semana a campanha de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.