Profissionais integram equipes multiprofissionais em diversos equipamentos da rede municipal de saúde
Restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, visando sua reabilitação, manutenção e melhoria da sua qualidade de vida é o objetivo do trabalho dos fisioterapeutas. A rede municipal de saúde conta com 1.737 profissionais que atuam nessa área, número 35% maior do que o registrado em 2021, quando o município tinha 1.284 colaboradores dessa área.
Além dos cuidados com fraturas e outras lesões ortopédicas, a fisioterapia também é recomendada no tratamento e prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, na melhora da postura, terapias respiratórias e intensivas, reabilitação motora e neurológica, entre outras condições.
As especialidades dessa área, reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), são acupuntura, cardiorrespiratória, neurofuncional, quiropraxia e osteopatia, além de traumato-ortopédica funcional, esportiva, fisioterapia do trabalho, dermatofuncional, saúde coletiva, terapia intensiva, oncofuncional e saúde da mulher.
Na Atenção Primária os fisioterapeutas integram as equipes multiprofissionais (eMulti) das Unidades Básicas (UBSs), com ações que abrangem desde a promoção da saúde e prevenção de agravos até o tratamento e a reabilitação, em todos os ciclos de vida.
Esses profissionais também estão presentes nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, realizando reabilitação ortopédica e neurofuncional por meio de terapias individuais ou em grupo, oficinas terapêuticas, entre outros serviços. Também integram as equipes hospitalares e as equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (Emad), do Programa Melhor em Casa.
A fisioterapia é uma das ferramentas utilizadas na reabilitação de pacientes, visando a recuperação de sua qualidade de vida após doenças ou lesões, com foco na restauração da função motora e alívio da dor, por meio de exercícios e técnicas específicas.
É nessa direção que a fisioterapeuta Renata Ianisky Lopes direciona sua carreira há 25 anos. Há oito anos, Renata ingressou na rede municipal de saúde, no Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Tucuruvi.
“O que mais me encanta nesta área é a possibilidade de reabilitar o paciente de forma individualizada, por meio do trabalho conjunto com a equipe multiprofissional, devolvendo a ele a possibilidade de uma vida independente”, afirma Renata. Para ela, é o trabalho de reabilitação, primordialmente, que leva indivíduos afetados por condições diversas a redescobrir novas formas de viver.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]