No menu items!
16.4 C
São Paulo
sábado, 13 setembro, 2025

São Paulo amplia Programa Abrigo Amigo e chega a 200 pontos de ônibus equipados com tecnologia de acolhimento e segurança

Criado em 2023, o projeto amplia a segurança de usuários, sobretudo mulheres, em pontos de ônibus no período noturno

A cidade de São Paulo passa a contar com 200 pontos de ônibus inteligentes do Programa Abrigo Amigo, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Eletromidia e a Claro. O projeto transforma abrigos em espaços de acolhimento e proteção para passageiros, em especial mulheres, durante a noite e a madrugada. Nesta segunda-feira (1º), o prefeito Ricardo Nunes acompanhou a entrega de uma nova unidade na Rua Líbero Badaró, no Centro, que simboliza a expansão do programa — de 61 para 200 equipamentos em operação na cidade.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que a iniciativa também pode integrar outros serviços públicos. “Se a pessoa precisar do SAMU ou de um atendimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, todos os serviços do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo vão interagir com esse atendimento que a Eletromidia disponibiliza em 200 pontos da cidade”, afirmou, ressaltando ainda que o programa não gera custos para a administração municipal.

Nesta fase, serão entregues 139 novos abrigos, distribuídos pelas regiões central, norte, leste e oeste. Os equipamentos são conectados à internet e contam com câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por chamada de vídeo entre 20h e 5h, permitindo que usuários em situação de vulnerabilidade solicitem acompanhamento enquanto aguardam o transporte público.

“Os pontos são escolhidos de acordo com informações que nós colhemos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em lugares onde há uma grande demanda de mulheres esperando o ônibus à noite e, também, desacompanhadas”, explicou o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, lembrando que o projeto será levado para oito capitais.

Criado em 2023, o Abrigo Amigo já registrou cerca de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências documentadas, reforçando a importância da tecnologia como ferramenta de proteção e humanização no espaço urbano.

Para ser atendido, o passageiro aperta um botão e por meio de uma videochamada passa a ter contato online com uma das mulheres de uma equipe preparada para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

UBSs da capital oferecem tratamento gratuito para quem deseja vencer o tabagismo

O serviço é gratuito, basta procurar a UBS mais próxima e manifestar interesse em parar de fumar A Prefeitura de São Paulo oferece atendimento especializado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.