No menu items!
21.5 C
São Paulo
terça-feira, 9 setembro, 2025

23 estudantes de SP participarão da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Representantes do Estado foram escolhidos durante a etapa estadual da conferência; entre os projetos estão os de alunos de escolas indígena e quilombola

O estado de São Paulo será representado por 23 estudantes na etapa em Brasília da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), marcada para acontecer entre os dias 6 e 10 de outubro. A etapa estadual foi realizada por 1.088 escolas públicas e os delegados que estarão em Brasília para as discussões em nível nacional foram escolhidos durante a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na capital paulista.

Antes da viagem a Brasília, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organiza uma reunião geral online com os delegados e professores com o objetivo de alinhar expectativas, aprofundar a discussão dos projetos e preparar esses estudantes para a etapa nacional. Esses 23 estudantes serão acompanhados por quatro professores da rede, representantes da Seduc-SP e membros da Comissão Organizadora Estadual (COE-SP) da Conferência.

Entre os delegados, foram escolhidos representantes de escolas indígena e quilombola. O estudante Kaio Awa Benite da Silva está matriculado na Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer, na cidade de Ubatuba e Unidade Regional de Ensino de Caraguatatuba e o delegado Gabriel Henrique Deveza de Lima é estudante da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, também localizado em Ubatuba.

O projeto da Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer tem como objetivo promover a recuperação ambiental do entorno da escola por meio do plantio de mudas nativas e frutíferas, incentivando a preservação da biodiversidade e a melhoria do microclima local.

A iniciativa da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, por sua vez, propõe a criação de uma horta local educativa e de ações para a coleta seletiva, a fim de envolver os moradores do local na conscientização sobre reciclagem, redução da produção de resíduos de lixo e fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.

A diretora de currículo da Secretaria da Educação, professora Luana Garcia, exaltou a atuação de alunos e professores desde as conferências realizadas nas escolas. “Além da fase escolar, o que realizamos na nossa conferência estadual merece destaque: como nossos estudantes conseguiram promover uma troca muito produtiva de experiências e projetos. Quando um estudante apresentava o seu trabalho, outro percebia a grandiosidade do que estava sendo proposto e passava a repensar como poderia melhorar seu próprio projeto. Esse processo foi muito importante, pois demonstrou a maturidade dos estudantes ao apresentar seus projetos e a forma como conseguiam relacionar novas ideias às suas realidades.”


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura inaugura escola em período integral para crianças de 0 a 5 anos com conforto térmico e que reduz gastos com água e energia

O CEMEI Pedro Kassab, na Zona Sul, tem capacidade para atender 139 alunos e possui sistemas fotovoltaico e de reúso de água Unindo sustentabilidade, arquitetura...

Prefeitura de SP abre inscrições para turmas de setembro das consultorias de educação financeira

Encontros acontecem nos dias 12 e 13 deste mês, nos TEIAs A Academia de Finanças, que oferece consultorias gratuitas e individuais sobre educação financeira para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.