Vencedores serão premiados em evento pré-COP na capital paulista e terão a chance de apresentar suas iniciativas em painéis temáticos
O Prêmio SP Carbono Zero, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para incentivar soluções inovadoras frente à crise climática, encerrou seu período de inscrições com 154 projetos inscritos em diferentes categorias. A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Summit SP+Verde, evento pré-COP marcado para os dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Todas as iniciativas serão avaliadas por uma curadoria técnica, com base em critérios como inovação, impacto, replicabilidade e justiça climática. Os finalistas serão anunciados até o fim de setembro e, na sequência, será aberta a votação online para a categoria “Melhor Iniciativa”, com direito a apenas um voto por pessoa.
As propostas concorrem em quatro categorias principais: Transição Energética, Restauração Ecológica, Circularidade e Mobilidade Sustentável. Além delas, haverá duas categorias especiais: Finanças Verdes, voltada ao maior doador do Finaclima até 15 de outubro de 2025, e Melhor Iniciativa SP Carbono Zero, escolhida por votação popular entre os finalistas.
No Summit SP+Verde, os vencedores receberão troféus, certificados e terão a oportunidade de expor seus projetos em painéis temáticos ao lado de especialistas nacionais e internacionais. O Prêmio SP Carbono Zero integra a estratégia do Governo de São Paulo para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, reforçando o compromisso do Estado com uma agenda sustentável e inovadora.
O evento contará com cinco palcos de debates, sendo quatro temáticos, nos eixos de Finanças Verdes, Justiça Climática, Resiliência e o Futuro das Cidades e Transição Energética e Descarbonização. A programação de palestras e debates, que será divulgada em breve, contará com participação de grandes nomes do debate climático nacional e internacional, além de representantes dos órgãos públicos e entidades participantes, em mais de 20 horas de conteúdo, de 9h a 18h. Também estão previstos outros espaços temáticos, com foco em Economia Circular, Tecnologia e Inovação, além de uma área de ativação dos patrocinadores.
Uma programação cultural está prevista a partir de 18h, nos dois dias, com ênfase na valorização da cultura de São Paulo. A gastronomia também será um diferencial do evento, com a participação de grandes marcas que atuam no estado oferecendo experiências exclusivas aos convidados.
A entrada no evento será gratuita, com retirada prévia de ingresso em plataforma a ser anunciada.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]