No menu items!
23.4 C
São Paulo
sábado, 23 agosto, 2025

Modera SP estimula redução no consumo de álcool e ultrapassa 114 mil acessos

Disponível no aplicativo e-saúdeSP, a iniciativa auxilia na prevenção e no cuidado com a saúde mental e física da população

O Modera SP consolidou-se como uma ferramenta digital que permite ao usuário identificar seu padrão de consumo de álcool. Até o final de julho, a plataforma já registrou 114.749 acessos por meio do aplicativo e-saúdeSP, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistemas Android ou iOS.

O objetivo da iniciativa é estimular a reflexão sobre a utilização de álcool e ajudar na redução de comportamentos de risco. Por meio dela, o usuário recebe orientações e, se necessário, é encaminhado para atendimento em serviços de saúde. Para ter acesso a todos os benefícios da ferramenta, é preciso preencher informações como idade, UBS de referência e concordar com o termo de consentimento. Até o final de julho, 75.111 pessoas utilizaram a ferramenta e 29.541 avaliações foram realizadas com base no questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A triagem é feita a partir de dez perguntas do teste AUDIT, que avalia o padrão de ingestão de álcool e classifica o nível de risco de 1 a 4. A jornada na plataforma varia de acordo com esse resultado. Por meio da assistente virtual Susana, o munícipe é acompanhado com materiais de apoio, vídeos, orientações e, quando necessário, é encaminhado à UBS de referência. Nos casos de maior risco (nível 4), a unidade é notificada automaticamente para iniciar a abordagem clínica, que pode envolver atendimento individual, atividades em grupo ou encaminhamento para um Caps Álcool e Drogas.

Além disso, o Modera SP permite acompanhar a evolução do consumo, estabelecer metas de redução ou interrupção e monitorar os resultados por meio de um diário semanal.

A assistente virtual também oferece informações sobre mitos e verdades relacionados ao álcool, motivações para a ingestão, técnicas de respiração e atividades alternativas que auxiliam na mudança de hábitos.

Sobre o e-saúdeSP

Lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o aplicativo e-saúdeSP foi criado para viabilizar atendimentos médicos por videochamada, evitando deslocamentos desnecessários até as unidades de saúde. A ferramenta é resultado de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e concentra diversas funcionalidades voltadas ao cuidado integral da população que utiliza o SUS na capital.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo: lançamento de esgoto nos rios ainda é problema grave

Estudo sugere adoção de tecnologias mais eficientes para Estações de Tratamento de Esgotos com soluções adaptadas à realidade dos municípios Pesquisadores do Departamento de Hidráulica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.