No menu items!
16.9 C
São Paulo
quarta-feira, 9 julho, 2025

Prefeitura passa a oferecer vacina conjugada contra meningite como dose de reforço

O objetivo da atualização para crianças com 12 meses é ampliar a proteção contra os sorogrupos da bactéria meningococo

A Prefeitura passou a oferecer a vacina meningocócica conjugada ACWY (MenACWY) como dose de reforço para crianças de 12 meses de idade, desde terça-feira 1°. A imunização será feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário.

Com essa mudança, o esquema primário da vacinação meningocócica passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 e 5 meses de idade, seguida do reforço com a vacina meningocócica ACWY aos 12 meses. Crianças que perderem essa dose de reforço poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Permanece a orientação de uma dose da vacina meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos.

A medida segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento das meningites.

O objetivo da atualização é ampliar a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo, principais causadores das doenças meningocócicas. A nova estratégia considera evidências sobre a eficácia das vacinas disponíveis e busca reduzir ainda mais a incidência das meningites bacterianas.

A vacina pode ser aplicada com outros imunizantes do calendário infantil. As crianças que já receberam a primeira e segunda doses, e a dose de reforço os 3, 5 e 12 meses com a vacina meningocócica C, não precisam receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY, e são consideradas vacinadas. Adolescentes de 11 a 14 anos continuam recebendo a vacina meningocócica ACWY.

Cobertura Vacinal

Em 2025, até o mês de abril, a cobertura da vacina meningocócica C se encontra em 95,65%. No ano de 2024, a cobertura do imunizante foi de 91,57%, e, em 2023, de 89,95%. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal no público infantil.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Número de acidentes cresce nas estradas federais durante férias escolares

País carece de políticas públicas de amparo às vítimas...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês...

Número de acidentes cresce nas estradas federais durante férias escolares

País carece de políticas públicas de amparo às vítimas de trânsito As férias escolares de julho fazem com que o fluxo de carros aumente nas...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês passado Nos últimos meses, a violência na cidade e em todo o estado tem chamado a...

Primeira Floresta Municipal da cidade é quase 3 vezes maior que o bairro da Liberdade

Nova área protegida tem mais de 250 hectares às margens da Represa Billings A cidade de São Paulo ganhou oficialmente sua primeira Floresta Municipal. Por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.