Projeto das Miniflorestas será desenvolvido nas áreas das represas Billings e Guarapiranga
As áreas das represas Billings e Guarapiranga, na Zona Sul da capital, sediarão uma iniciativa pedagógica focada no público infantil para o plantio e cuidado de bosques, promovida pelo Programa Mananciais. A ação, Projeto das Miniflorestas, é fruto de um acordo entre a Prefeitura e a ONG Formigas-de-Embaúba, que será conduzido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
A plantação dos arvoredos trará mais áreas verdes para o município, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações quanto à urgência da regeneração de ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas.
O cronograma de trabalho teve início com as visitas que as equipes fizeram em diversas regiões em que o Programa Mananciais atua. Na represa Billings foram vistoriados Cantinho do Céu, Pabreu e Jardim Apurá e na Guarapiranga, Jardim Ângela, Vila do Sol, Vila Nordestina e Chácara Flórida.
Os próximos passos serão reuniões que estabelecerão quais destes espaços serão selecionados para receber as miniflorestas.
Essas áreas são importantes na educação ambiental porque ensinam, na prática, a relação entre os seres humanos e a natureza. Para as crianças, essa experiência direta com a terra e as plantas cria um vínculo afetivo com o meio ambiente, o que pode resultar em hábitos mais sustentáveis no futuro.
Sobre o Programa Mananciais
As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na região Sul, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que tem por objetivo contribuir para a despoluição e proteção de ambas as áreas. A iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. A totalidade dos investimentos realizados até setembro de 2024 é de R$ 3,53 bilhões.
No período 2021-2024 foram concluídas 12 obras de urbanização e 30 estavam em andamento. Foram entregues 1.468 unidades habitacionais e 6,1 mil novas moradias estavam em execução.
Até final deste ano espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]