No menu items!
11 C
São Paulo
quinta-feira, 3 julho, 2025

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico no município

Para fortalecer a gestão pública e promover a participação cidadã, a Prefeitura de São Paulo, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), apresenta uma plataforma digital dedicada aos Planos Municipais de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). A plataforma já está no ar e tem o link: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/planos-de-saneamento-e-de-residuos-solidos/ .

A iniciativa busca facilitar o acesso às informações sobre o planejamento do saneamento na cidade, tornando mais transparente o processo de elaboração dos planos e estimulando o envolvimento da sociedade nas decisões que impactam diretamente a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida urbana.

A página inicial da plataforma oferece uma visão geral sobre o saneamento básico no município, ressaltando sua relevância para a saúde coletiva, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população. Reconhecido como um direito humano fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução nº 64/292 de 2010, o acesso ao saneamento é um dos pilares para a construção de cidades mais justas, inclusivas e resilientes.

Um dos destaques da ferramenta é a área dedicada à participação social, que reúne informações sobre as oficinas participativas realizadas nos territórios, os canais da consulta pública e os registros das audiências públicas. A construção dos planos está sendo conduzida de forma democrática e colaborativa, garantindo o envolvimento direto da população, de representantes da sociedade civil, da academia e do poder público.

“Cuidar do saneamento e da gestão de resíduos sólidos é cuidar da qualidade de vida nas cidades. Para que esses planos realmente atendam às necessidades da população, é fundamental garantir a transparência e abrir espaço para a participação ativa da sociedade em todas as etapas. É dessa construção conjunta que surgem soluções sólidas, eficazes e sustentáveis para o futuro de São Paulo”, afirma a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Manutenção automotiva: principais cuidados para uma viagem segura

Por Marcelo Martini Com a chegada das férias escolares e...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir...

Manutenção automotiva: principais cuidados para uma viagem segura

Por Marcelo Martini Com a chegada das férias escolares e até mesmo de feriados prolongados, muitos brasileiros começam a planejar suas viagens de carro. Com...

Profissionais das gerações Z e Millennials tiveram o maior crescimento no uso de medicamentos para saúde mental

Levantamento da Vidalink aponta aumento de 7,9% no número de profissionais da Gen Z que usam o plano de medicamentos para ansiedade e depressão;...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir ou vetar o serviço, que já é proibido na capital por decreto municipal O governador Tarcísio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.