No menu items!
34.9 C
São Paulo
quinta-feira, 25 dezembro, 2025

Baixas temperaturas, ventos e banhos mais quentes favorecem o ressecamento da pele, o que pode levar a sintomas como coceira, descamação e rachaduras

Especialista em Biomedicina Estética dá dicas para prevenir os males para a pele e os lábios durante a época fria

O frio chegou com tudo no país e as baixas temperaturas podem causar problemas no cotidiano do brasileiro. A combinação de baixa umidade, frio, ventos, uso de aquecedores e banhos quentes favorece a perda de água, enfraquecendo a barreira protetora da pele, o que se torna perfeita para um resultado não muito agradável: pele mais áspera, repuxada ou até com leves descamações.

A especialista em Biomedicina Estética, Luciana Carletto, explica que alguns cuidados devem ser tomados durante a estação mais fria do ano. “Com a chegada do inverno, a pele sente muito essa mudança de tempo. Os ventos fortes e gelados, a temperatura mais baixa e a temperatura do banho, que nesta época costumam ser bem mais quentes, acabam afetando a hidratação natural da pele, contribuindo para ressecamentos, podendo levar a coceira, rachaduras e diversas sensibilidades. Por isso, nessa época do ano é essencial investir em hidratantes corporais e faciais potentes, que devem ser aplicados no corpo inteiro e no rosto, preferencialmente após o banho”, afirma.

A professora do curso de Biomedicina da Estácio indica ainda as opções de hidratação para a pele nesta época. “Os hidrantes podem ser na forma de creme, especialmente aqueles mais densos, e os óleos de banho também são muito bem-vindos para ajudar a pele a manter sua hidratação natural, evitando rachaduras e descamações”, acrescenta Luciana.

Mesmo com dias nublados e frios, em que os raios UVA e UVB continuam atuando, a biomédica reforça a importância do uso de proteção solar diariamente, além da ingestão de água.

“Outra característica comum do inverno são os dias nublados, e apesar de o sol estar aparecendo um pouco menos, a radiação solar ainda existe e continua passando pelas nuvens. Sendo assim, o uso de protetor solar, principalmente quando for se expor a áreas abertas, continua sendo indispensável. E mesmo que esteja um dia um pouco mais frio, não podemos esquecer de beber bastante água – de dois a dois litros e meio por dia – para conseguir manter nosso corpo hidratado como deve ser”, destaca Luciana Carletto.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Final de ano e o alerta para os aumentos de casos de infarto

O aumento dos casos de infarto e outras emergências cardiovasculares...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

Final de ano e o alerta para os aumentos de casos de infarto

O aumento dos casos de infarto e outras emergências cardiovasculares no fim do ano é um fenômeno reconhecido há décadas. De acordo com dados da American...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.