No menu items!
15 C
São Paulo
quarta-feira, 30 julho, 2025

Com nova funcionalidade, aplicativo SP156 passa a utilizar inteligência artificial para agilizar atendimentos

Por meio de reconhecimento de imagem, IA aponta qual é o serviço ideal para o munícipe

Com a intenção de reforçar o compromisso com a inovação tecnológica para facilitar a vida dos paulistanos, a Prefeitura de São Paulo passou a utilizar inteligência artificial para identificar, a partir do envio de uma imagem, qual serviço o munícipe está buscando no aplicativo SP156. Em fase inicial, a opção conta com seis serviços mapeados.

A ideia é facilitar o atendimento e agilizar a busca daquilo que se precisa. Para descobrir o que procura, o cidadão pode tirar uma foto na hora ou selecionar uma imagem da galeria e enviá-la ao sistema, que, por meio de reconhecimento de imagem, sugere automaticamente o serviço correspondente, de forma rápida e eficiente.

Neste primeiro momento, a funcionalidade tem seis serviços mapeados:

  1. Tapa-buraco
  2. Tapa-buraco em faixa exclusiva ou corredor de ônibus
  3. Reparos em pontes, viadutos e túneis
  4. Ônibus – manutenção do veículo em geral
  5. Ônibus – reparo de catraca eletrônica, validador ou terminal de recarga com falha
  6. Ônibus – solicitação de limpeza e higienização

A ideia é que, em breve, mais serviços possam ser identificados com o uso da ferramenta, de acordo com a viabilidade de reconhecimento por imagem feita pela IA.

Com essa nova funcionalidade, o munícipe ganha facilidade para encontrar o serviço, principalmente quando não se sabe o que pode atendê-lo com maior agilidade.

Modernização do serviço público

A implementação de IA nos canais do SP156 reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia com a modernização e a melhoria contínua dos atendimentos.

Com mais de 700 serviços, o SP156 é hoje a maior central de atendimento da América Latina, com mais de 10 milhões de acessos e 2 milhões de solicitações resolvidas por ano. De remoção de entulho a registro geral de animais, os serviços da Prefeitura de São Paulo podem ser acessados pelos canais do SP156: aplicativo, telefone, site e WhatsApp.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Jovens hiperconectados, mas isolados: como a tecnologia impacta as novas gerações

Psicanalista aponta os efeitos da vida digital sobre as...

Jovens hiperconectados, mas isolados: como a tecnologia impacta as novas gerações

Psicanalista aponta os efeitos da vida digital sobre as relações sociais e emocionais e defende o uso consciente da tecnologia O Brasil é o segundo...

Manual de Fisiologia Vegetal traz aplicações práticas para aumentar sustentabilidade na agricultura

Coleção gratuita reúne em três volumes a ecofisiologia de 25 espécies cultivadas, com foco em aplicações práticas para aumentar a produtividade e a sustentabilidade...

Prefeitura entrega mais 120 novos ônibus elétricos e anuncia edital para inclusão do biometano no sistema

Novos veículos reforçam o compromisso da gestão com a mobilidade sustentável e a melhoria da qualidade do ar O prefeito Ricardo Nunes entregou à cidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.