No menu items!
31.9 C
São Paulo
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Alunos da rede municipal plantam mini florestas e vivenciam a sustentabilidade na prática

Em 2024, foram plantadas quase duas mil árvores de 134 espécies diferentes; mais de 8 mil estudantes já participaram de ações educativas e plantio nas escolas

As escolas da capital estão sendo transformadas em espaços mais sustentáveis e integrados à natureza com o plantio de mini florestas, graças a uma parceria da Prefeitura com a ONG Formigas-de-embaúba. A iniciativa envolve mais de 8 mil estudantes e, só em 2024, já foram plantadas 1.976 árvores de 134 espécies diferentes.

O projeto começou em 2021 e inclui 19 unidades educacionais. Além de embelezar os espaços escolares, as mini florestas ajudam a combater o calor, melhorar a qualidade do ar, aumentar a infiltração de água no solo e criar corredores de biodiversidade na cidade.

De acordo com o secretário de Educação Fernando Padula, a educação ambiental é um dos compromissos da Rede Municipal. “Estamos trabalhando para formar jovens protagonistas no enfrentamento aos desafios ambientais. E, junto com instituições como a Formigas-de-embaúba, fortalecemos essas ações que dialogam com o nosso Currículo da Cidade e ultrapassam os muros”, destaca.

Na opinião do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, a parceria representa mais uma oportunidade de transformar realidades locais. “Também estimulamos práticas sustentáveis e fomentamos o protagonismo das novas gerações na construção de uma cidade mais verde e resiliente. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover mais qualidade de vida para toda a população”, ressalta.

Aulas ao ar livre

As florestas também se transformam em salas de aula ao ar livre, onde crianças aprendem na prática sobre ecologia, mudanças climáticas e cuidado com o meio ambiente. Educadores ambientais promovem vivências com os estudantes, e os professores participam de formações para desenvolver projetos interdisciplinares conectados ao Currículo da Cidade.

“As mini florestas urbanas são mais do que ferramentas pedagógicas; são soluções reais para os desafios climáticos urbanos e espaços de pertencimento”, afirma Rafael Ribeiro, diretor da ONG Formigas-de-embaúba.

O projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SME e contribui diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo o compromisso da Rede Municipal com a educação ambiental.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Menopausa começa antes dos sintomas clássicos e muitas mulheres não percebem

Ginecologista alerta que irritabilidade e lapsos de memória podem...

Atividades físicas sem orientação, rotina intensa e mochilas escolares aumentam casos de lombalgia

A dor lombar crônica, já reconhecida pela Organização Mundial...

Sambas-enredo das escolas de São Paulo são traduzidos em Libras para surdos curtirem o Carnaval 2026

Projeto Samba com as Mãos permite a compreensão das letras por pessoas surdas ou com deficiência auditiva O Samba com as Mãos é uma iniciativa...

Menopausa começa antes dos sintomas clássicos e muitas mulheres não percebem

Ginecologista alerta que irritabilidade e lapsos de memória podem sinalizar fase de transição muito antes das ondas de calor Ao contrário do que dita o...

Atividades físicas sem orientação, rotina intensa e mochilas escolares aumentam casos de lombalgia

A dor lombar crônica, já reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de incapacidade no mundo, afeta mais de 619...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.