No menu items!
16.7 C
São Paulo
sábado, 17 maio, 2025

Superbactérias: 7 dicas para usar antibióticos de forma segura

Uso incorreto de medicamentos acelera a resistência bacteriana e dificulta tratamentos; especialista dá dicas

O uso incorreto de medicamentos, especialmente dos antibióticos, coloca a saúde em risco e favorece o surgimento das chamadas superbactérias — microrganismos que se tornam resistentes aos tratamentos convencionais.

Essa resistência acontece quando bactérias passam a não responder mais à ação dos antibióticos, muitas vezes porque foram expostas repetidamente a esses medicamentos de forma inadequada, como em tratamentos incompletos, doses erradas ou uso sem necessidade. O problema dificulta o combate às infecções e torna procedimentos médicos, como cirurgias e quimioterapia, mais arriscados.

Segundo Fernando de Oliveira, infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Luiz Morumbi, da Rede D’Or, o uso inadequado ou excessivo de antibióticos é uma das principais causas da resistência bacteriana.

“Tanto o uso indevido quanto o excesso de antibióticos, não só em humanos, mas também em animais e plantas, promove o aparecimento de bactérias resistentes aos medicamentos disponíveis e, por isso, difíceis de tratar”, explica.

A resistência bacteriana é hoje considerada uma das maiores ameaças à saúde pública mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela foi diretamente responsável por 1,27 milhão de mortes em 2019 e contribuiu para quase 5 milhões de óbitos no mundo.

Entre os equívocos mais frequentes, o especialista cita o uso de antibióticos para tratar infecções virais, como gripes e resfriados (prática agravada durante a pandemia da covid-19) e a interrupção precoce do tratamento. “É muito comum o paciente apresentar melhora dos sintomas e parar de usar o antibiótico antes do recomendado pelo médico. Entretanto, isso nem sempre significa que a infecção foi totalmente combatida”, alerta.

Para ajudar no combate à resistência bacteriana e proteger a saúde, confira algumas atitudes simples, mas essenciais:

  1. Use antibióticos apenas com receita médica: nada de automedicação.
  2. Siga o tratamento até o fim: mesmo que os sintomas desapareçam antes.
  3. Não compartilhe medicamentos: cada infecção é única e requer avaliação médica.
  4. Evite usar sobras de antibióticos: tratamentos anteriores não garantem eficácia para novos casos.
  5. Higienize as mãos frequentemente: uma das formas mais simples de prevenir infecções.
  6. Mantenha as vacinas em dia: elas ajudam a evitar doenças que podem exigir o uso de antibióticos.
  7. Cuide da alimentação: higienizar alimentos, separar crus de cozidos e usar água potável são práticas que ajudam a evitar infecções.

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Consumo de álcool está associado a lesões cerebrais ligadas à demência, mostram análises

Autópsias usadas em estudo da Faculdade de Medicina foram feitas diretamente em tecidos cerebrais de participantes brasileiros após a morte Estudos de neuroimagem sobre os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.