No menu items!
27.2 C
São Paulo
quinta-feira, 8 maio, 2025

Fibras alimentares fazem bem para o coração e ajudam a manter a disposição

Ingestão recomendada é de 30g por dia; especialista indica quais alimentos devem ser incluídos nas refeições

As fibras alimentares têm um papel fundamental na saúde do corpo. Componentes vegetais não digeridos pelo organismo ajudam no bom funcionamento do intestino e em vários outros processos. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que o consumo adequado de fibras é importante para a saúde intestinal e cardiovascular, para prevenir algumas doenças crônicas e até para manter a disposição. ”A falta de fibras pode causar inchaço abdominal, pele oleosa, cansaço, prisão de ventre e, inclusive, mau humor”, diz.

Segundo a especialista, a recomendação da ingestão de fibras pode variar de acordo com a faixa etária, mas a média, para um adulto saudável, é de 30 gramas por dia. No entanto, pesquisas indicam que a maioria das pessoas ao redor do mundo consomem menos de 20 gramas. “É importante nos atentarmos para a inclusão das fibras em nossas refeições. Uma alimentação rica em cereais, tubérculos, raízes, frutas, hortaliças e leguminosas, permite atingir facilmente as recomendações diárias do nutriente”, afirma.

A nutricionista explica que existem dois grupos de fibras:

Solúveis: se dissolvem em água e formam um gel como é o caso da aveia, maçã, cenoura e leguminosas. Promovem saciedade e controle do colesterol e da glicemia.

Insolúveis: não se dissolvem e ajudam a “varrer” o intestino. É o caso dos grãos integrais, cascas de frutas e verduras cruas. Aceleram o trânsito intestinal e previnem a constipação.

Thamires explica os benefícios do consumo do nutriente:

Controla os níveis de açúcar no sangue: desacelera a digestão e absorção da glicose, ajudando no controle glicêmico, especialmente em pessoas com diabetes.

Ajuda no controle do colesterol: Algumas fibras, como a solúvel, se ligam ao colesterol e ajudam a eliminá-lo pelas fezes, reduzindo o LDL, conhecido como colesterol ruim.

Promove saciedade: Ajuda a manter a sensação de estômago cheio por mais tempo, o que auxilia na perda ou controle de peso.

Alimenta a flora intestinal (prebiótico natural): Fibras servem de “alimento” para as bactérias boas do intestino, fortalecendo a imunidade e a digestão.

A especialista destaca os alimentos que mais possuem fibras: mamão, kiwi, maçã com casca, vegetais, folhas verdes, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), grãos integrais (aveia, arroz integral, pão integral) e sementes (chia, linhaça), e ensina receitas fáceis de fazer para aumentar a ingestão de fibras nas refeições.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Rede Municipal de Ensino da capital atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até transporte escolar

Números refletem a grandiosidade de uma das maiores Redes Municipais de Ensino da América Latina Manter a permanência e a aprendizagem de mais de 1...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio para muitos jovens brasileiros já que a falta de experiência, junto com as altas exigências...

7 em cada 10 estudantes se sentem inseguros na escola por sua aparência, revela levantamento com 1.170 adolescentes e jovens

Pesquisa também mostra que 34% dos estudantes que responderam ao questionário afirmaram terem sido fisicamente agredidos na escola Um levantamento realizado com 1.170 estudantes LGBTI+,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.