No menu items!
24.8 C
São Paulo
quarta-feira, 4 fevereiro, 2026

Mais da metade dos idosos teme instabilidade financeira no futuro, aponta pesquisa da meutudo

Levantamento também revela que quitar dívidas, manter contas em dia e reformar a casa são as prioridades dessa faixa etária

Uma pesquisa da fintech meutudo, feita com 31.033 brasileiros, mostra que a preocupação com a estabilidade financeira é alta entre os idosos. Entre os entrevistados com mais de 60 anos, 41% demonstraram receio em relação ao futuro e 19% afirmaram que precisam de mais planejamento ou apoio externo para manter uma vida financeira estável nos próximos anos.

Apesar disso, 40% disseram estar confortáveis com sua situação atual e acreditam que conseguirão mantê-la por um longo período. Para o CEO da meutudo, Márcio Feitoza, os dados revelam uma geração dividida entre a tranquilidade conquistada ao longo da vida e a insegurança frente às incertezas econômicas do país.

“Muitos idosos chegam à aposentadoria com as finanças mais controladas, mas isso não os livra dos efeitos das mudanças econômicas, como a inflação, o aumento do custo de vida e os gastos com saúde”, afirma Feitoza. “Mesmo com uma sensação de estabilidade, é comum haver preocupação com imprevistos. Por isso, o planejamento financeiro contínuo é essencial”.

As prioridades financeiras dessa faixa etária também reforçam a busca por equilíbrio e bem-estar. Para 31% dos idosos, o principal objetivo é quitar dívidas. Outros 25% têm como foco manter as contas em dia. Reformar ou mudar de casa aparece como meta para 28%, muitas vezes em busca de mais conforto. Já 14% disseram que pretendem empreender.

Entre os brasileiros com menos de 60 anos, os objetivos financeiros são mais variados. O investimento com foco na aposentadoria lidera a lista de prioridades (23%), seguido pelo desejo de aproveitar mais a vida com experiências como viagens (21%) e pela capacitação contínua (19%), com destaque para cursos e especializações.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Descarte irregular de lixo é um grave problema na Capela do Socorro

Um dos principais reflexos do descarte irregular são as...

Viaturas elétricas da GCM da capital evitam emissão de 243 toneladas de CO₂ na atmosfera

Iniciativa, que equivale ao plantio de 10 mil árvores, integra ações municipais de descarbonização, que incluem 1.149 ônibus elétricos e caminhões a biometano As viaturas...

Subprefeitura Pinheiros inicia obras de revitalização da Praça Mycle Alexandre Campos Melo

Local é frequentado por moradores e pacientes da UPA Lapa A Subprefeitura Pinheiros deu início às obras de revitalização das calçadas da Praça Mycle Alexandre...

Descarte irregular de lixo é um grave problema na Capela do Socorro

Um dos principais reflexos do descarte irregular são as enchentes e alagamentos O descarte irregular de lixo continua sendo um dos principais desafios enfrentados na...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.