Objetivo é selecionar organizações para formar agentes ambientais e fortalecer o protagonismo comunitário frente às mudanças climáticas
A Prefeitura de São Paulo lançou o Edital de Chamamento Público do projeto “Educação Ambiental para Resiliência Climática em São Paulo”. A iniciativa faz parte da cooperação com os programas Acelerador Natureza Urbana e Acelerador Cidades Seguras em Água, e tem como objetivo selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para implementar ações de formação ambiental em comunidades vulneráveis, no âmbito do Programa de Urbanismo Social, coordenado pela Secretaria de Governo Municipal.
A iniciativa será desenvolvida nos quatro territórios do Programa de Urbanismo Social: Parque Novo Mundo e Pinheirinho D’Água, na Zona Norte; e Jardim Lapenna e Jardim Pantanal, na Zona Leste. O projeto prevê a formação de 4 Educadores Ambientais – um em cada território – que irão capacitar 80 Agentes Comunitários de Educação Ambiental – 20 em cada território – que atuarão como multiplicadores de boas práticas ambientais em suas comunidades.
As OSCs interessadas devem enviar suas propostas até 30 de abril de 2025, especificando a zona de atuação (Norte ou Leste), além de apresentar plano de trabalho, cronograma, orçamento e experiência prévia. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de maio e a implementação ocorrerá entre junho e dezembro de 2025.
Entre os principais objetivos do projeto estão a promoção da conscientização ambiental, a realização de ações práticas com impacto local e o fortalecimento da resiliência comunitária diante das mudanças climáticas. As atividades terão apoio pedagógico da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), e seguirão quatro etapas principais:
- Seleção e formação dos 4 Educadores Ambientais (junho a agosto 2025)
- Mobilização e Recrutamento (setembro de 2025)
- Formação de Agentes Comunitários (julho a agosto de 2025)
- Ações Comunitárias e Monitoramento (setembro a dezembro de 2025)
O edital está disponível no site da rede C40 Cities: https://www.c40.org/work-with-c40/ por meio da proposta “Environmental Education for Climate Resilience in São Paulo” (Educação Ambiental para Resiliência Climática em São Paulo).
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]