No menu items!
11.8 C
São Paulo
quarta-feira, 2 julho, 2025

Prefeitura inicia projeto em 11 UPAs para aprimorar atendimento inicial de pacientes em condições críticas

Objetivo é implementar ações que incentivem o uso de protocolos e intervenções para garantir detecção rápida e manejo adequado de situações clínicas graves

A Prefeitura de São Paulo firmou uma parceria com duas grandes instituições de saúde para transformar inicialmente 11 UPAs em centros de excelência na prestação desse serviço essencial à população. Essas unidades passarão por melhorias em quatro frentes: Assistência ao Paciente, Excelência Operacional, Custeio e Lideranças.

“Trata-se de um projeto inovador dentro dos serviços de urgência e emergência da capital, que vem ganhando enorme importância dentro da rede municipal de saúde”, frisa a secretária executiva da Atenção Básica, Especialidade Vigilância em Saúde (Seabevs) da Secretaria Municipal da Saúde, Sandra Sabino.

“Ao final da implantação das melhorias, nossa expectativa é de que as UPAs estejam operando com fluxos mais rápidos para o atendimento inicial e diagnóstico dos pacientes em condições críticas como infarto, AVC e sepse”, pontua Claudia Garcia de Barros, diretora do Escritório de Excelência Einstein. “Além disso, esperamos que a comunidade que utiliza as UPAs como primeira opção esteja bem informada sobre quando procurar assistência nestas unidades de urgência e emergência e quando recorrer aos outros serviços da rede de atenção primária”, finaliza.

O protocolo UPAs em Ação – Transformando as emergências com ciências da melhoria foi lançado na segunda-feira (27) e tem o objetivo de implantar medidas que impactarão na experiência do usuário e na melhoria do cuidado nessas 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital até o final de 2025.

Participarão do projeto inicialmente as UPAs City Jaraguá, Pirituba, Perus, Vila Maria, Mooca, Tatuapé, Carrão, Jardim Helena, Vila Mariana, Sacomã e Jabaquara.

O programa envolvendo estas unidades pré-hospitalares fixas 24h será implantado pela Secretaria Executiva da Atenção Básica, Especialidade Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS e conta com o apoio técnico e metodológico do Institute for Healthcare Improvement (IHI) e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, por meio do Escritório de Excelência Einstein, organizações de referência em melhoria da qualidade, segurança e eficiência operacional na área da saúde.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir...

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico no município Para fortalecer a gestão pública e promover a participação cidadã, a Prefeitura de São...

Profissionais das gerações Z e Millennials tiveram o maior crescimento no uso de medicamentos para saúde mental

Levantamento da Vidalink aponta aumento de 7,9% no número de profissionais da Gen Z que usam o plano de medicamentos para ansiedade e depressão;...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir ou vetar o serviço, que já é proibido na capital por decreto municipal O governador Tarcísio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.