No menu items!
12.2 C
São Paulo
terça-feira, 1 julho, 2025

O setor industrial espera mais sustentabilidade e inovação em 2025

Nos últimos anos, o setor industrial passou por mudanças significativas, impulsionadas pela digitalização e pela adoção de tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Nesse contexto, empresas que antes hesitavam em investir em inovação agora reconhecem que evoluir digitalmente é necessário.

Além disso, a sustentabilidade consolidou-se como uma prioridade central para muitos agentes do setor ao integrar eficiência operacional e responsabilidade ambiental. Essas tendências, impulsionadas por demandas do mercado, devem não apenas se manter, mas também se intensificar no próximo ano.

Novas práticas vêm sendo implementadas para prolongar o ciclo de vida dos equipamentos, minimizar o desperdício de recursos e garantir operações eficientes com o menor impacto ambiental possível.

O grande desafio é alcançar um equilíbrio eficaz entre eficiência operacional e sustentabilidade. Nesse sentido, tecnologias emergentes, como IoT, IA, análise preditiva e digital twins estão se tornando cada vez mais essenciais. Essas ferramentas permitem que as companhias monitorem ativos em tempo real, identifiquem padrões operacionais e antecipem falhas com maior precisão. Isso não só melhora a eficiência operacional, mas também reduz significativamente os custos com reparos inesperados, promove economia de energia, minimiza desperdícios e amplia a vida útil dos equipamentos.

Com tantas transformações, ficou nítido que a digitalização e o conceito da Indústria 4.0 têm mudado profundamente a indústria. Desta forma, a previsão para 2025 é que as soluções autônomas, como sistemas de manutenção que se ajustam automaticamente às condições dos ativos, se tornem ainda mais relevantes, assim como maior implementação de chatbots especializados e outras ferramentas digitais.

No entanto, a tecnologia por si só não será suficiente. Investir na capacitação de equipes técnicas é essencial para que as indústrias possam aproveitar ao máximo as inovações.

Em suma, em 2025, espera-se que o setor industrial esteja ainda mais digitalizado, eficiente e sustentável. Mas para alcançar esse cenário, será necessário integrar novas tecnologias, além de investir na qualificação profissional. Esses esforços, alinhados a uma visão de longo prazo, criarão uma base sólida para o futuro da indústria, permitindo que ela atenda às demandas do mercado global de forma competitiva e responsável.

Gabriel Pavão é Co-founder e Head of Partnerships da Fracttal Brasil, startup que está revolucionando a manutenção e a gestão de ativos por meio de tecnologia de ponta.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da...

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da cirurgia  para imitar famosos Na última semana  adolescentes que seguem Maya Massafera começaram a invadir os ...

Baixas temperaturas, ventos e banhos mais quentes favorecem o ressecamento da pele, o que pode levar a sintomas como coceira, descamação e rachaduras

Especialista em Biomedicina Estética dá dicas para prevenir os males para a pele e os lábios durante a época fria O frio chegou com tudo...

A Chave para o Futuro: Como a Mentalidade de Crescimento Impulsiona a Aprendizagem Contínua

Por Ana Lopes e Gislaine Feitosa Em um mundo em constante transformação, a capacidade de aprender e se adaptar se tornou mais do que uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.