No menu items!
20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

Cuidados indispensáveis para idosos durante a estação mais quente do ano

Atividades físicas em meio a alta temperatura requer cuidados básicos e estratégicos para a segurança da terceira idade

O Brasil enfrentou várias ondas de calor no final do ano passado e 2024 começou com o mesmo clima quente, surpreendendo até no inverno. Agora, com a chegada do verão em dezembro, é hora de ficar atento à saúde, especialmente dos idosos. Eles estão mais vulneráveis à desidratação por três razões: a quantidade de água no corpo diminui com a idade, a sensação de sede pode passar despercebida e a capacidade de regular a temperatura corporal também é menor.

“Existem alguns cuidados, que vão além da hidratação e precisam ser tomados durante essa estação para garantir a segurança do idoso. É recomendado que a exposição ao sol deve ser limitada a 15 minutos, e evitada entre às dez e quatro horas da tarde. Isso porque a pele deles tende a ser mais fina e sensível, tornando-se mais suscetível ao ressecamento e ao surgimento de doenças como o câncer de pele”, explica Cintia Aneias, Diretora do Centro Dia e Terapeuta Ocupacional da 3i Residencial Sênior.

Como vamos passar por muitos dias quentes até março de 2025, Cintia listou algumas práticas que devem ser adotadas durante o verão para assegurar o bem-estar da terceira idade, confira:

Proteção solar

Mesmo que a pessoa idosa não tenha planos de se exercitar ao ar livre ou tomar um banho de sol, aplicar protetor solar é essencial. Recomenda-se usá-lo até em dias nublados.

Alimentação e hidratação constante

Fazer pequenas refeições várias vezes ao dia é uma ótima estratégia para ajudar na digestão, especialmente em dias quentes. É recomendável fazer refeições leves e manter a hidratação. Aposte em frutas, verduras e legumes, que são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.

“A cada hora, ofereça um copo de água. A ingestão de líquido deve ser feita aos poucos ao longo do dia, sucos naturais e chás gelados também são válidos. Além disso, uma alimentação que inclua cereais integrais e carnes com pouca gordura, também são consideradas refeições saudáveis”, conta Aneias.

Não corte a atividade física

O idoso precisa se manter ativo em todas as estações. Programas como artesanato, musicoterapia e roda de conversa contribuem para a socialização e entretenimento durante o verão em um residencial sênior. Já para atividades ao ar livre é essencial que seja em um local com sombra e tomar alguns cuidados com a pele e hidratação.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

Rede Municipal de Ensino da capital atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até transporte escolar

Números refletem a grandiosidade de uma das maiores Redes Municipais de Ensino da América Latina Manter a permanência e a aprendizagem de mais de 1...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio para muitos jovens brasileiros já que a falta de experiência, junto com as altas exigências...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.