No menu items!
16.8 C
São Paulo
segunda-feira, 25 novembro, 2024

Outros Mandamentos Climáticos

O cientista Antônio Nobre do INPE elaborou dez mandamentos para salvar o clima do planeta. Vimos em artigo anterior os mandamentos: (1) A absorção de carbono em ambientes úmidos, (2) A esponja de água, e (3) O resfriamento do ar. Eis os demais.

(4) Elevação e transporte de calor. A transpiração das plantas captura o calor do ambiente na superfície, armazenando-o em vapor de água que sobe carregado de calor latente.

(5) Aquecimento que se transforma em resfriamento. O gás CO2 na atmosfera retém cerca de 20% do calor emitido pelo planeta, mas o vapor d’água pode reter até 80%. Isso acontece se o vapor permanecer estagnado no ar. No entanto, o vapor na atmosfera condensa-se e libera energia latente, colocando os ventos em movimento e emitindo calor radiante.

(6) Dissipação do calor. O calor radiante liberado durante a condensação do vapor d’água nas camadas altas da atmosfera escapa mais facilmente para o espaço do que o calor emitido pela superfície, pois há menos gases de efeito estufa. O vapor d’água resfria o planeta.

(7) Geração de chuvas e nuvens brancas refletem o sol. O vapor d’água em condensação forma nuvens que precipitam como chuva desde que haja temperatura baixa e partículas no ar que funcionem como sementes de condensação. As árvores liberam gases orgânicos que são importantes fontes de sementes de condensação, fornecendo ingredientes para a formação das chuvas.

Até 70% da radiação solar incidente é refletida de volta ao espaço pelas nuvens brancas que se formam sobre a floresta, sendo o maior fator de resfriamento da Terra por florestas.

(8) Bomba biótica. A condensação do vapor d’água libera parte de sua energia latente, formando e impulsionando correntes de ar de baixa altitude que movem matéria e energia ao redor do globo. Esses movimentos são importantes no transporte de umidade dos oceanos para o interior dos continentes e no transporte de calor das latitudes tropicais para os polos.

(9) Domadoras de tormentas. As copas de florestas densas e irregulares formam uma barreira de vento eficiente, dissipando a energia cinética e evitando circulações energéticas destrutivas.

(10) Clima amigável e seguro. A junção de todos os efeitos mencionados, além de outros serviços ecologicamente mediados pelas florestas, resultará em um clima benéfico e hospitaleiro.

Mario Eugenio Saturno (http://fb.com/Mario.Eugenio.Saturno ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Três em cada cinco crianças vulneráveis não estão matriculadas em creches

Cerca de 2,6 milhões ainda estão fora da educação infantil Três em cada cinco crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil não estão matriculadas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui