No menu items!
20.9 C
São Paulo
domingo, 31 agosto, 2025

Uso de celulares traz mais prejuízos do que benefícios aos estudantes

Para Daniel Cara, o uso de meios tecnológicos é benéfico para a sociedade, porém, o uso indevido interrompe o percurso natural de diversos fatores, dentre eles o aprendizado

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que o excesso de tecnologia leva a prejuízos na comunicação entre crianças e jovens, problemas no sono, atrasos no desenvolvimento cognitivo, entre outros problemas. Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP, desenvolve a ideia da importância do uso de métodos tradicionais de ensino e comenta o impacto da tecnologia no ensino.

“O ser humano tem três estratégias de memorização que foram desenvolvidas ao longo da história, uma delas é a escrita. A escrita é a que gera a maior capacidade de memorização. A audição é muito inferior à leitura. Primeiro a escrita, depois vem a leitura, depois vem a audição, em termos de capacidade de memorização”, disserta. “As telas e a digitação coíbem todas elas. A escrita, para ter de fato uma memorização forte, tem que ser feita à mão. A utilização das tecnologias reduz a capacidade cognitiva das gerações. E pela primeira vez nós estamos verificando uma queda de capacidade cognitiva da atual geração.”

O uso de meios tecnológicos é, sim, benéfico para a sociedade, porém, o uso indevido da tecnologia interrompe o percurso natural de diversos fatores, dentre eles o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo. “A tecnologia deveria ser um caminho para aguçar a curiosidade e ela está matando a curiosidade “, ressalta.

Daniel acredita que as tecnologias estão sendo mal utilizadas e estão atrapalhando o próprio desenvolvimento da humanidade e que isso reflete no atraso da solução de problemas emergentes, como a qualidade de vida da população. O professor conclui explicando que a tecnologia tem que ser um suporte, um meio e não o fim de uma produção intelectual.

Por Jornal da USP


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Como a tecnologia transformou o atendimento às mulheres vítimas de violência em São Paulo

De filas intermináveis e acolhimento precário a rede de atenção com aplicativo, tornozeleiras e salas online “Alô. Aqui é da Polícia Militar. Sua tornozeleira eletrônica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.