No menu items!
22.4 C
São Paulo
sexta-feira, 4 abril, 2025

Dicas de economia de energia em período de seca

Com baixa dos reservatórios, bandeira vermelha foi implantada e deve aumentar gastos com energia

O Brasil está vivendo um momento delicado em relação aos seus recursos hídricos. Com a seca persistente afetando várias regiões, os reservatórios de água estão em níveis preocupantes. Essa realidade não impacta apenas o abastecimento de água, mas também a geração de energia, que depende de grande parte das usinas hidrelétricas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) implementou a bandeira vermelha em setembro, o que resultará em uma taxa extra para os consumidores. A principal preocupação é a capacidade de geração de energia nos horários de pico, especialmente em outubro, quando o aumento das temperaturas eleva o uso de ventiladores e ar-condicionado. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) indicam que a geração solar, que pode alcançar até 30 mil megawatts (MW) durante o pico solar, diminui significativamente à noite, quando a demanda chega a superar 91 mil MW.

Para ajudar a minimizar o impacto financeiro e evitar aumentos na conta de luz, Octavio Brasil, gerente da CAS Tecnologia, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para redes inteligentes, recomenda as seguintes dicas:

Controle o uso do ar-condicionado: Estabeleça horários específicos para seu funcionamento e mantenha o filtro limpo para garantir eficiência.

Respeite a carga máxima da máquina de lavar: Utilize a máquina de lavar apenas quando estiver com a carga completa para economizar energia e água.

Reduza o uso do chuveiro elétrico: Avalie a real necessidade do chuveiro elétrico durante os períodos mais quentes e opte por banhos mais curtos.

Agrupe as roupas para passar: Reduza o número de vezes que o ferro elétrico é ligado, passando as roupas em uma única sessão.

Substitua lâmpadas convencionais por LED: As lâmpadas LED são mais econômicas e eficientes em comparação às lâmpadas tradicionais.

Aproveite a iluminação natural: Mantenha janelas e cortinas abertas para utilizar a luz natural e reduzir a necessidade de iluminação artificial.

Desconecte aparelhos eletrônicos sem uso: Evite o consumo desnecessário de energia desconectando dispositivos da tomada quando não estiverem sendo utilizados.

Ajuste a temperatura da geladeira e do freezer: Mantenha a geladeira a 4°C e o freezer a -18°C para garantir eficiência energética.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura conclui estudo urbanístico e avança com projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o centro de São Paulo

Documento destaca os impactos do novo modal na dinâmica da cidade e sua relação com as demais políticas públicas municipais A Prefeitura de São Paulo,...

Médicos do Hospital do Servidor de SP tentam identificar indícios de Alzheimer a partir de exame de vista

No futuro, exame óptico poderá ser adicionado ao protocolo de diagnóstico precoce da doença Para ajudar na prevenção do Alzheimer, os médicos do Hospital do...

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a COP30, tornando-se o centro das discussões sobre mudanças climáticas. Além das questões ambientais, o evento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.