No menu items!
25.7 C
São Paulo
sábado, 8 novembro, 2025

Reflexões para a advocacia sobre o Mercado de Trabalho Futuro

Diante da rapidez nas mudanças do mercado de trabalho, do impacto tecnológico e, especialmente, frente à inteligência artificial, uma dúvida ressurge, principalmente para os colegas mais jovens, sobre o futuro de nossa profissão.

Reitero que erra quem acredita que o mercado de trabalho está saturado, pelo contrário, o mercado está escancarado, mas somente para aqueles que estão preparados, que se dedicam incansavelmente, e mais ainda, para aqueles que estudam sempre.

O estudo deve ser diário e até o nosso último suspiro existencial, pois, a cada dia sem estudar, o colega será um dia menos advogado.

Alguns bons nichos de mercado já existem, mas não são adequadamente percebidos, e novos mercados surgem rapidamente, os quais são cada vez mais frequentes e competitivos, além de altamente seletivos.

Mercados como os do Direito Ambiental, do Direito Espacial, do Direito Digital, do Direito dos Criptoativos, do Biodireito, do Direito Desportivo, dos Direitos da Mulher e das Minorias, do Direito Internacional, além de outros, ainda carecem de profissionais competentes.

Com a dedicação diária aos estudos e com um comportamento profissional honesto, ético, leal, humanista e transparente, sedimenta-se uma reputação positiva.

Essa percepção da realidade de mercado e da correta utilização dos recursos tecnológicos, destacadamente da inteligência artificial aplicada a nossa atividade profissional, assoalhada em uma reputação positiva, e aliada a uma capacitação permanente, resulta, inevitavelmente, em uma carreira de sucesso.

Sempre repito que todas as profissões são importantes para a sociedade, mas a nossa é a mais linda de todas! Ela nos transforma e juntos, podemos transformar o mundo!

Diante disso, – e da facilidade tecnológica para se estudar, pois, até gratuitamente, em qualquer parte do mundo, isso é possível – inexiste desculpa para estagnar na profissão e não evoluir, assim, é possível para todos, prosperar e brilhar na profissão. Está ao alcance das mãos!

Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso é Advogado Criminalista, Mestre e Doutor em Direito Penal pela USP, Pós-Doutor pela Faculdade de Direito de Castilla-LaMancha (Espanha).


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS

Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item O governo federal facilitou e agilizou o acesso gratuito a absorventes higiênicos para mulheres inscritas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.