No menu items!
20.3 C
São Paulo
quinta-feira, 10 abril, 2025

Projeto Circular vai profissionalizar cooperativas de reciclagem do Brasil

Ambipar e ANCAT se unem para estruturar cooperativas e garantir condições dignas de trabalho para mais catadores em todo país

A Ambipar, multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, anuncia parceria com a Circular, que atua junto à Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para a criação do Projeto Circular, que busca estruturar cooperativas e proporcionar condições dignas de trabalho a catadores de materiais recicláveis.

A ANCAT possui 512 cooperativas associadas e 766 mil toneladas de resíduos recuperados, representando mais de 20% da coleta de material reciclável no Brasil. Seu alcance abrange um ecossistema de até 3 mil cooperativas e cerca de um milhão de catadores e sua atuação não é só técnica, mas promove mudanças estruturais para o benefício do segmento.

O Projeto Circular consiste na transformação das operações dessas cooperativas, por meio da profissionalização de todo o processo de tratamento dos resíduos. O projeto vai apoiar a formalização dos trabalhadores cooperados, na instalação e atualização de equipamentos para manuseio e separação dos materiais, além de implementação de gestão voltada à produtividade. Como primeiro passo, será feito um mapeamento da realidade e necessidade de cada cooperativa que integra o ecossistema da ANCAT, com posterior elaboração de planejamento para transição em cada uma delas.

“Essa parceria tem um impacto social imenso e vem para fortalecer o elo com o nosso ecossistema e trazer os catadores como protagonistas essenciais na cadeia da reciclagem”, afirma Roberto Rocha, presidente da ANCAT.

Com um salto na rede da reciclagem e o fortalecimento desta categoria, o projeto também antecipa uma necessidade do mercado e deve potencializar ainda mais a logística reversa do Brasil.

O projeto vai implementar a expertise de gestão e de soluções da Ambipar em economia circular, além de oferecer treinamentos, uniformes, EPIs (equipamentos de segurança), maquinários, prensa e esteiras para separação e agregação dos recicláveis dentre outros equipamentos, criação de refeitório, vestiários, além de organização e limpeza dos espaços de armazenamento dos resíduos.

Também prevê a substituição das tradicionais carroças de catadores de reciclável por triciclos elétricos. O objetivo é facilitar o transporte, aumentar a produtividade e diminuir a carga, otimizando assim o trabalho braçal com o uso de energias limpas e sustentáveis para o meio ambiente.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

5 boas razões para ir ao dentista regularmente

Check-ups evitam problemas mais sérios Você sabia que os check-ups...

5 boas razões para ir ao dentista regularmente

Check-ups evitam problemas mais sérios Você sabia que os check-ups odontológicos são tão importantes quanto os check-ups de saúde geral? Afinal, ao visitar o dentista...

Prefeitura entrega mais 115 novos ônibus elétricos à bateria, sendo 5 com câmeras integradas ao Smart Sampa

Com esses novos ônibus, cidade chega a 728 elétricos, sendo 527 movidos à bateria A Prefeitura de São Paulo integra ao sistema municipal de transporte...

Com um aumento de 67% nos casos de bullying em 2024, vítimas relatam sofrimento e especialistas alertam sobre necessidade urgente de intervenção

Bullying e assédio moral: violência emocional afeta milhares de estudantes no Brasil O assédio moral nas escolas tem se tornado um problema cada vez mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.