No menu items!
21.9 C
São Paulo
sábado, 23 novembro, 2024

Detran-SP encerra 1° mês de política pró-pedestre com ações para 75.000 pessoas em mais de 120 cidades

O objetivo das ações é reduzir o número de atropelamentos e ampliar o conhecimento de práticas de segurança e civilidade no trânsito

Com as mais de 70 ações promovidas na quinta-feira, 22, em todo o estado, o governo de São Paulo fecha o primeiro mês de sua nova política dedicada ao pedestre com mais de 75.000 pessoas impactadas em 120 municípios. Os números incluem os dados do Dia D, realizado em 8 de agosto, Dia Mundial do Pedestre, quando mais de 35.000 pessoas foram alcançadas por cerca de noventa ações em todo o território paulista. Neste segundo dia de esforços somados, as ações aconteceram sobretudo em pontos críticos para o pedestre, marcados por uma maior incidência de atropelamentos, de acordo com informações do Infosiga, o portal de dados viários Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Desenhada pela equipe de Educação para o Trânsito do Detran-SP, a programação contou com diversas formas de abordagem a transeuntes e motoristas, entre a distribuição de materiais da campanha “Sinal de Respeito”, em circulação na TV, rádio, internet e mídias urbanas, com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho à frente das peças, e o jogo em formato de quiz, no qual o participante é desafiado a indicar a resposta certa por um trânsito mais saudável.

O objetivo, em cada iniciativa, é reduzir o número de atropelamentos e ampliar o conhecimento de práticas de segurança e civilidade no trânsito. Uma das peças da campanha, por exemplo, é uma mãozinha de papelão que representa a mão que o transeunte deve usar para acenar ao motorista, pedindo passagem na via. Ao lado do contato visual, esta é uma das recomendações feitas aos pedestres.

Todas as ações tiveram o empenho conjunto de órgãos do Governo de São Paulo: foram promovidas pelo Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a Polícia Militar e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), além da STM.

“A nossa missão é criar uma cultura de respeito ao pedestre, deixando, como legado, um trânsito pelo qual todos possam circular sem medo. Estamos satisfeitos com este início, demos uma boa largada, e já estamos estudando os próximos passos. Em setembro, mês da Semana Nacional do Trânsito, voltaremos a reforçar as estruturas para a criação de uma nova mentalidade viária, com maior civilidade”, disse Anderson Poddis, assessor de segurança viária.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Três em cada cinco crianças vulneráveis não estão matriculadas em creches

Cerca de 2,6 milhões ainda estão fora da educação infantil Três em cada cinco crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil não estão matriculadas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui