Agência orienta o público a denunciar e não clicar em links recebidos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou a população para o envio de e-mails “fraudulentos” supostamente enviados pela agência, indicando a realização de vistorias em empresas. Ou seja, criminosos estão utilizando o nome da agência e enviando e-mails falsos para a população como se fosse o órgão solicitando avaliação de empresas e espaços.
Em nota publicada na sexta-feira (16), a entidade informou que os e-mails têm como remetente [email protected], com o número de vistoria variando para cada receptor.
Segundo a Anvisa, há relatos de e-mails falsos enviados em nome da agência abordando assuntos como Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e solicitações de pagamento de taxas, entre outros. “Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude”, destacou a entidade na presente nota.
“Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados. Assim, o usuário malicioso induz o leitor a pensar que o e-mail veio de uma fonte confiável e o leva a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos.”
A Anvisa orienta o público em geral que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, não clique em nenhum link e que registre denúncia por meio de um dos canais oficiais de atendimento.
A íntegra da nota pode ser lida na aba do Ministério da Saúde no site gov.com.br
Com informações de Agência Brasil
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]