Representantes do Estado foram escolhidos durante a etapa estadual da conferência; entre os projetos estão os de alunos de escolas indígena e quilombola
O estado de São Paulo será representado por 23 estudantes na etapa em Brasília da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), marcada para acontecer entre os dias 6 e 10 de outubro. A etapa estadual foi realizada por 1.088 escolas públicas e os delegados que estarão em Brasília para as discussões em nível nacional foram escolhidos durante a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na capital paulista.
Antes da viagem a Brasília, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organiza uma reunião geral online com os delegados e professores com o objetivo de alinhar expectativas, aprofundar a discussão dos projetos e preparar esses estudantes para a etapa nacional. Esses 23 estudantes serão acompanhados por quatro professores da rede, representantes da Seduc-SP e membros da Comissão Organizadora Estadual (COE-SP) da Conferência.
Entre os delegados, foram escolhidos representantes de escolas indígena e quilombola. O estudante Kaio Awa Benite da Silva está matriculado na Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer, na cidade de Ubatuba e Unidade Regional de Ensino de Caraguatatuba e o delegado Gabriel Henrique Deveza de Lima é estudante da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, também localizado em Ubatuba.
O projeto da Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer tem como objetivo promover a recuperação ambiental do entorno da escola por meio do plantio de mudas nativas e frutíferas, incentivando a preservação da biodiversidade e a melhoria do microclima local.
A iniciativa da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, por sua vez, propõe a criação de uma horta local educativa e de ações para a coleta seletiva, a fim de envolver os moradores do local na conscientização sobre reciclagem, redução da produção de resíduos de lixo e fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.
A diretora de currículo da Secretaria da Educação, professora Luana Garcia, exaltou a atuação de alunos e professores desde as conferências realizadas nas escolas. “Além da fase escolar, o que realizamos na nossa conferência estadual merece destaque: como nossos estudantes conseguiram promover uma troca muito produtiva de experiências e projetos. Quando um estudante apresentava o seu trabalho, outro percebia a grandiosidade do que estava sendo proposto e passava a repensar como poderia melhorar seu próprio projeto. Esse processo foi muito importante, pois demonstrou a maturidade dos estudantes ao apresentar seus projetos e a forma como conseguiam relacionar novas ideias às suas realidades.”
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