USP abre inscrições para programa de auxílio social para novos alunos

0
63

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) oferece auxílio-alimentação, auxílio-livros, auxílio-moradia (financeiro) e acesso às vagas nos conjuntos residenciais da USP


Ser aprovado para estudar em uma universidade pública é o sonho de muitos jovens brasileiros. E é um sonho difícil que demanda muitas horas diárias de estudo, concentração durante a prova, ansiedade no aguardo dos resultados. E, quando a aprovação chega, o alívio toma conta.

No entanto, alguns aprovados têm outras preocupações: como se manter financeiramente?

A Universidade pública, obviamente, não cobra matrícula e mensalidade. Porém, muitos estudantes saem de suas cidades de origem e se mudam para a cidade onde está localizada a Faculdade. Daí, não sabem como vão pagar pela moradia, contas da casa e alimentação.

Quem foi aprovado na Universidade de São Paulo (USP), tem um jeito: participar do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que oferece benefícios sociais.

Com inscrições abertas até o dia 14 de abril para ingressantes via Fuvest e entre 15 de abril e 21 de maio para ingressantes via SISU, o PAPFE oferece: auxílio-alimentação, auxílio-livros, auxílio-moradia (financeiro) e acesso às vagas nos conjuntos residenciais da USP.

Todos os benefícios têm duração de 24 meses, exceto as vagas nos conjuntos residenciais, que precisam ser reavaliados todo ano.

“Esta edição do PAPFE está voltada exclusivamente aos ingressantes de graduação que apresentem necessidades socioeconômicas. O processo de seleção será ágil, preciso e eficiente, para que esses estudantes possam contar com os benefícios tão logo comece o semestre letivo. Além disso, para dar segurança e estabilidade aos que estão chegando à Universidade, os benefícios do PAPFE Ingressantes terão duração 24 meses”, esclarece o vice-reitor Antônio Carlos Hernandes, que também preside a Comissão de Gestão da Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil na USP.

De acordo com a Assistência Social da USP, em 2021, pelo menos metade do total de ingressantes da graduação vem de escolas públicas. Para conseguir os benefícios, os estudantes precisam estar matriculados e não possuir título prévio de graduação. Todos os dados serão analisados pelo Sistema de Avaliação Socioeconômica da USP.

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://portalservicos.usp.br/

Datas das inscrições:

  • até o dia 14 de abril para ingressantes via Fuvest
  • entre 15 de abril e 21 de maio para ingressantes via SISU

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.