Técnicas lúdicas são apostas para pais educarem os filhos a ter consciência ambiental

0
13

Muitas vezes, pais e mães não sabem como explicar aos filhos a diferença entre lixo orgânico e reciclável e preferem que as crianças aprendam na escola sobre temas mais complexos como efeito estufa. No entanto, levar ao parque ou ensinar a criança a cuidar de uma mini horta são formas educativas sobre o meio ambiente


De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em 2010 a população brasileira produziu 71 milhões de toneladas de lixo e, 10 anos depois, essa produção aumentou para 79 milhões.

Por isso é cada vez mais importante que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados com o meio ambiente. Melhor ainda é quando essa educação ambiental começa na infância.

Muitas vezes, pais e mães não sabem como explicar aos filhos a diferença entre lixo orgânico e reciclável e preferem que as crianças aprendam na escola sobre temas mais complexos como efeito estufa. No entanto, é possível sim utilizar técnicas lúdicas e sensoriais para que as crianças tenham consciência ambiental.

Ir ao parque. Sentir a brisa do vento diretamente em um espaço natural onde pode-se contemplar pássaros e árvores é um momento agradável e afetivo para a criançada.

Plantar árvores ou cuidar de uma horta. Em casa, com a criação de uma mini horta, como de hortaliças, ou ao cuidar de uma planta, as crianças aprendem sobre fotossíntese e de onde vem os alimentos, por exemplo.

Reciclagem. Com a separação entre lixo orgânico e lixo reciclável as crianças podem aprendem a reutilizar diversos produtos, como caixa de leite e a garrafa pet, que podem se transformar em vaso de plantas, caixa para guardar brinquedos ou itens de decoração. Além de aprender a reutilizar, o momento será divertido para as crianças.

Do lixo ao brinquedo. Com a reciclagem realizada a cada dia, as crianças também podem criar brinquedos com itens que iriam para o lixo: é divertido entregar vários produtos recicláveis e deixá-las livres para criar um brinquedo novo, que elas mesmas fizeram.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.