Startup apoiada pela Unicamp desenvolve teste para Covid-19 a partir da levedura

0
25

Os pesquisadores afirmam que este teste rápido é mais barato do que o teste padrão, o RT-PCR. E, assim como o teste para Covid-19 desenvolvido pela Universidade de São Paulo, este não é invasivo e pode ser feito com uma amostra de saliva


Um novo teste que diagnostica o coronavírus surgiu: a startup BIOinFOOD está criando teste que funciona a partir da levedura.

O pedido de patente do teste rápido foi solicitado por alunos do Laboratório de Genômica e Bioenergia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que sedia o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), que apoia a BIOinFOOD.

“O teste envolve a montagem de um biossensor na levedura Saccharomyces cerevisiae. A modificação genética introduzida na nova cepa fará com que a glicoproteína viral spike, presente na superfície externa do vírus, se ligue ao receptor humano ACE2 expresso na membrana da levedura. Em uma segunda fase, a ideia é que a levedura emita uma luz vermelha, que será de mais fácil identificação. Nesse caso, o teste poderá ser feito por qualquer pessoa, em casa mesmo”, explica o Governo de SP.

“Quando ocorre a ligação – um sinal de que o vírus está presente –, a levedura, que tem normalmente uma coloração bege, emite uma cor verde fluorescente que pode ser identificada facilmente por equipamentos que detectam fluorescência, comumente encontrados nos laboratórios de análises clínicas”, afirma Gleidson Silva Teixeira, um dos sócios da BIOinFOOD.

Os pesquisadores também afirmam que este teste rápido desenvolvido com levedura é mais barato do que o teste padrão, o RT-PCR. E, assim como o teste para Covid-19 desenvolvido pela Universidade de São Paulo, este teste não é invasivo e pode ser feito com uma amostra de saliva.

Depois de terminados os estudos do teste da levedura, os pesquisadores esperam que o teste esteja disponível para compra a partir do primeiro semestre de 2021.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.