São Paulo ganha Centro de Inteligência Artificial para pesquisas sobre sociedade e economia

0
17

O espaço é parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a IBM e a USP. Inicialmente, as pesquisas terão foco em cinco temas: saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos, futuro do trabalho e desenvolvimento de tecnologias de processamento de linguagem natural em português do Brasil


Foi inaugurado no campus da USP em São Paulo, o Centro de Inteligência Artificial (C4AI), numa parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a IBM e a Universidade de São Paulo (USP).

No C4AI, pesquisadores poderão desenvolver estudos e pesquisas de ponta na área da inteligência artificial que sejam relacionadas a temas de grande impacto social e econômico. Inicialmente, o C4AI vai focar em cinco temas: saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos, futuro do trabalho e desenvolvimento de tecnologias de processamento de linguagem natural em português do Brasil.

Além destes cinco temas centrais, indústria, ciência e sociedade serão temas para três comitês de acompanhamento que serão criados para conferir a aplicação real dos projetos nas empresas e sociedade brasileira. “Procuramos identificar problemas que são estratégicos para o Brasil, para os quais a pesquisa brasileira pode fazer a diferença e que os pesquisadores da IBM podem contribuir e que o país tem massa crítica para abordar”, afirmou o professor da USP e diretor do C4AI, Fabio Cozman.

No Centro de Inteligência Artificial também haverá espaço para pesquisas de políticas públicas relacionadas a inteligência artificial e os seus impactos nos empregos e futuro do trabalho. “A agenda de pesquisa abrange temas de ponta na área de inteligência artificial, de modo a estar alinhada ao que está sendo feito em outros lugares no mundo”, explica Cláudio Pinhanez, pesquisador da IBM e vice-diretor do C4AI.

Enquanto a Fapesp e a IBM vão investir R$ 2 milhões, por ano, nos próximos cinco anos, a USP vai investir R$ 4 milhões em instalações físicas, professores, laboratórios, técnicos e administradores da unidade.

Além do C4AI no campus USP em São Paulo, uma segunda unidade será criada no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação no campus USP em São Carlos, interior do Estado, com início das atividades em 2021.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.