Projeto de moda circular viabiliza reciclagem e descarte de roupa sem condição de uso

0
11

Os clientes levam peças em bom estado ou até mesmo sem condição de uso; elas são separadas, higienizadas e avaliadas; depois são transformadas em outras peças, recicladas ou doadas à instituição ARCO


Você sabia que são necessários 2.720 litros de água para fazer uma camiseta? E que esta é a quantidade de água que bebemos em aproximadamente três anos? Além disso, mais de 80% dos resíduos têxteis que vão para os aterros poderiam ser reutilizados e 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil.

Para ajudar a mudar essa realidade, o Shopping Parque da Cidade e a startup mineira PódeSim lançaram um projeto de moda circular que viabiliza a coleta, o reaproveitamento e o descarte adequado de peças de roupa usadas. O Espaço Circular PódeSim funciona da seguinte maneira: os clientes levam, para o Shopping Parque da Cidade, peças em bom estado ou até mesmo sem condição de uso; elas são separadas, higienizadas e avaliadas; depois são transformadas em outras peças, recicladas ou doadas à instituição ARCO, da região do Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo.

As peças podem ser entregues até dia 17/3, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, no ecoponto do Espaço Circular PódeSim, especializado na coleta de roupas pós-consumo, instalado no 1º piso do Shopping Parque da Cidade (ao lado do Estúdio da Sobrancelha). Os clientes que doarem receberão, em contrapartida, benefícios exclusivos em lojas e restaurantes do shopping.

“Quantas vezes você quis doar roupas, sem saber onde ou para quem? Ou, ainda, quis descartar alguma peça, já sem condições de uso, e não soube para onde levar e acabou jogando no lixo? Essa é uma realidade, porque não se fala em pontos de reciclagem de roupas e de tecidos – é uma falha do sistema de coleta seletiva. Com esse projeto, o Shopping Parque da Cidade contribui com a moda circular e abre espaço para que os clientes também façam a sua parte”, comenta Stella Pinheiro, gerente de marketing do Shopping Parque da Cidade.

A concepção do projeto Espaço Circular PódeSim é da startup mineira “PódeSim”, idealizada pelas engenheiras Graziely Mendes e Lídia Silva. “Nosso objetivo é disseminar o conceito de economia circular e inspirar novas formas de consumo. Com a criação desse projeto, nós ajudamos a reduzir o desperdício e a aumentar a vida útil de resíduos têxteis, diminuindo os impactos negativos que o descarte inadequado desses materiais causa ao meio ambiente, além de divulgar e apresentar marcas e projetos socioambientais”, explica Graziely.

Loja colaborativa: O Espaço Circular PódeSim conta também com uma loja colaborativa que comercializa produtos de marcas comprometidas com propósitos de sustentabilidade – são elas C.alma, Ecotece, Florent e Reluze. Tem também uma área destinada a ações educativas sobre economia circular e consumo consciente, com exposições, oficinas e workshops gratuitos ao público.

SERVIÇO – Espaço Circular PódeSim

Data e horário: até 17/3, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h
Local: 1º piso do Shopping Parque da Cidade | Av. das Nações Unidas, 14.401 – Chácara Santo Antônio

O que pode doar:

  • Roupas em bom estado (camisa, calças, casacos, meias)
  • Roupas de cama e mesa
  • Roupas rasgadas
  • Biquínis, maiôs, sungas e cangas
  • Peças de lá e crochê
  • Lenços, cachecóis

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.