Projeto de formação profissional com reciclagem de garrafas de vidro acontece na Zona Leste de SP

0
91

O projeto Painel Sustentável vai promover oficinas de capacitação profissional para jovens com base na economia circular e fará um minidocumentário sobre o bairro de Ermelino Matarazzo, além de uma obra de arte construída coletivamente com pastilhas de vidro reciclado de garrafas


A partir deste mês de janeiro, moradores de Ermelino Matarazzo, extremo leste da cidade de São Paulo, terão a oportunidade de participar de um Painel Sustentável com oficinas de capacitação e formação profissional com base na economia circular a partir da reciclagem de garrafas de vidro.

O projeto é realizado numa parceria entre a comunidade local, profissionais, instituições sociais, artistas locais e a empresa fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois, que está instalada em Ermelino Matarazzo.

Além de participarem da programação gratuita, que inclui oficinas, workshops e palestras, a comunidade vai ganhar um minidocumentário sobre o bairro e uma obra de arte de 50m² do Painel Sustentável, a ser exposta em área pública.

“É importante mostrar para os jovens que há possibilidades de trabalho e renda no próprio bairro, partindo da oportunidade de uma formação agregada à versatilidade da reciclagem das garrafas e ao estímulo para a criatividade artística”, explica Gisele Rosa, curadora do Painel Sustentável, artista plástica e design de peças feitas com garrafa de vidro.

A programação prevê:

Oficina de Design em Vidro pelo Método Fusing com a utilização da técnica do fusing: a oficina será ministrada pelo artista plástico Evandro Damasceno, que transforma a garrafa de vidro numa obra de arte numa temperatura de 800°. O artista também vai assinar o Painel Sustentável que os participantes das oficinas vão construir com pastilhas de vidro reciclado de garrafas.

Oficina de Audiovisual: coordenada pelo professor Alexandre de Oliveira, a oficina vai resultar em um minidocumentário sobre o processo de reciclagem das garrafas de vidro e a transformação delas no Painel Sustentável, mostrando também a história do bairro.

Palestras sobre Economia Circular nas escolas: reciclagem – redução – reutilização.

Encontros com a comunidade (palestras e workshops): conscientização sobre a importância da economia sustentável e oportunidades de trabalho.

O líder comunitário Khondi vai coordenar a programação, que é promovida pela Fábrica de Vidro Palmares. “Espero que o projeto inspire outras comunidades a montarem suas fábricas de reciclagem de garrafas de vidro, retirando-as das ruas e dos rios, gerando renda para artistas plásticos pela transformação do ‘lixo’ em ‘luxo’”, diz Khondi.

Para respeitar os protocolos de prevenção contra a Covid-19, a organização do evento informou que respeitará as regras de segurança, como: uso de máscara, viseiras, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento entre as pessoas.

“As oficinas ocorrem com número reduzido de alunos em espaço amplo e arejado, e aulas teóricas são avaliadas para o formato online, sempre que necessário, assim com as palestras e os workshops”, informou a coordenação do Painel Sustentável.

Projeto: Painel Sustentável

Oficina 1: Design em Vidro pelo Método Fusing

Oficina 2: Oficinas de Audiovisual

Dias/horários: terças e quintas das 9h às 12h ou das 14h às 17h

Vagas: 20 (cada oficina).

Público: jovens a partir de 18 anos

Informações e inscrições: [email protected]  (com Gisele Rosa)

Local: Fábrica de Vidro Palmares | Rua Fernão Mendes Pinto, 1306 – Ermelino Matarazzo

Todas as atividades são gratuitas


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.