Prefeitura produz 3 mil toneladas de adubo por ano com lixo orgânico da população

0
14

Na cidade de São Paulo existem cinco postos de compostagem: na Sé, Mooca, Lapa, Ermelino Matarazzo e em São Mateus que todos os dias recebem 10 toneladas de resíduos (resto de comida, palha e resto de poda) que são transformados em adubo


Muitas famílias, devido ao isolamento social, passaram a produzir mais lixo. Reciclável e orgânico.

O lixo orgânico, popularmente conhecido como “resto de alimentos”, aliás, pode voltar para a cozinha das famílias na forma de alimentos fresquinhos. Isso porque existe um processo de compostagem, ou seja, o reaproveitamento do lixo orgânico.

Restos de legumes e verduras, resto de poda de árvore e palha podem ser reaproveitados para virar adubo, a substância aplicada no solo para fazer com que os alimentos plantados cresçam.

Na cidade de São Paulo existem cinco postos de compostagem, que realizam esse processo. Eles estão localizados na Sé, Mooca, Lapa, Ermelino Matarazzo e em São Mateus e todos os dias recebem 10 toneladas de resíduos que serão transformados em adubo.

“Quando você pega o resíduo orgânico, transforma num produto e devolve ele pro solo na forma de adubo, você também promove economia circular porque ele volta para a produção agrícola e volta a ser um pé de alface, um tomate e retorna pra mesa como alimento”, explica Rafael Golin, coordenador do Núcleo de Resíduos Orgânicos da Prefeitura de São Paulo.

A compostagem é feita em camadas: resto de alimentos embaixo, a poda de árvores em cima e, por fim, a palha. Daí o material é peneirado pra tirar qualquer vestígio de plásticos e garrafas que possam ter ficado pelo caminho. Então, passam-se quatro meses até esse material todo se tornar adubo, o equivalente a 3 mil toneladas por ano.

“É utilizado por projetos sociais, pela agricultura urbana que se desenvolve na cidade de São Paulo, pela própria Prefeitura na reforma de praças, no plantio de árvores e pelo cidadão que pode vir nos pátios de compostagem para retirar até dois sacos de composto”, explica o coordenador.

Quem quiser retirar composto orgânico deve encaminhar uma solicitação para a Prefeitura de SP, através do email: [email protected]

Confira os endereços dos pátios de compostagem da cidade de São Paulo:

  • Lapa: Avenida José Maria de Faria, n° 487
  • : Avenida do Estado, n° 3.330
  • Mooca: Rua Cirino de Abreu, n° 456
  • São Mateus: Rua Forte de Araxá, n° 409
  • Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.