Prefeitura é finalista em premiação de Melhores Práticas de Sustentabilidade

0
11

Projeto Varre Vila, da Autarquia da Prefeitura de São Paulo, ficou em 3º lugar na categoria Destaque da Rede A3P. O projeto tem como base a participação comunitária e a cogestão, realizando a articulação entre os três setores da sociedade: poder público, empresa de limpeza, cooperativas, organizações não governamentais e a população


A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) é finalista do 8° Prêmio de Melhores Práticas de Sustentabilidade da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente. A autarquia da Prefeitura de São Paulo ficou em terceiro lugar na categoria “Destaque da Rede A3P” com o projeto Varre Vila, uma iniciativa inovadora que promove um conjunto de ações integradas visando à gestão adequada dos resíduos sólidos nos centros urbanos, a sustentabilidade local e desenvolvimento humano.

Desta forma, o projeto tem como base a participação comunitária e a cogestão, realizando a articulação entre os três setores da sociedade: poder público, empresa de limpeza, cooperativas, organizações não governamentais e a população. O Varre Vila, que já está há mais de oito anos em andamento, é coordenado pelo Ionilton Aragão – Educador Popular e idealizador do Projeto; e conta com a operação da AMLURB por meio da Corpus, consórcio de varrição da cidade de São Paulo.

Na prática, a participação comunitária acontece por meio de ações de articulação, mobilização e sensibilização que acontecem em reuniões, plenárias e mutirões junto à comunidade local. Entre as atividades promovidas pelo Varre Vila, está a adequação do processo de varrição local; a recuperação e revitalização dos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho; a sensibilização e educação ambiental comunitária; e a requalificação de espaços públicos.

Para isso, o projeto tem como base a educação ambiental e consumo sustentável, considerando os conceitos da saúde ambiental dos “5 R’s” – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.